Publicado em: 14/04/2025 19:20:00
A celebração do Domingo de Ramos (10/04) da Paróquia São João Batista teve início às 8 horas da manhã na Capela de Santa Terezinha, onde foi celebrada a primeira parte da missa e abençoados os ramos trazidos pelos fiéis.
Após essa bênção, os fiéis seguiram em procissão até a igreja de São João Batista para a segunda parte da santa missa, que teve participação especial da Juventude na liturgia. O pároco, padre Geraldo Martins, explicou que foi o Papa João Paulo II quem instituiu o Domingo de Ramos como Dia da Juventude.
O pároco explicou que nesse dia, celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, onde Ele entregou a vida por amor à humanidade. Descreveu a entrada humilde de Jesus montado em um jumentinho, bem diferente de outros reis que vinham em grandes cavalos.
“O povo aclama Jesus e o reconhece como o Salvador, cantando ‘Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor’. Ele veio trazer a vida nova que todos esperavam. As pessoas compreenderam que Jesus era um deles. Deus se abaixou e se tornou um nós”, disse.
Padre Geraldo lamentou que muitas pessoas ainda vejam apenas o lado divino de Jesus e o consideram tão distante. “Elas se esquecem que Ele se tornou humano, um de nós. Precisamos nos identificar com Cristo homem e nos aproximar cada vez mais dele na pessoa dos pobres e dos pecadores”, destacou.
Sobre a Paixão de Jesus, pontuou que, por três vezes, Pilatos o considerou inocente. Mesmo assim foi convencido pela multidão que Jesus era culpado. “Certamente naquela multidão que pedia a sua morte estavam muitas pessoas que o haviam aclamado Rei de Israel quando entrou em Jerusalém”, sublinhou.
“O que teria feito com que tantas pessoas mudassem de ideia a respeito de Jesus?”, indagou. E destacou que antes do julgamento de Jesus, Pilatos e Herodes eram inimigos. “Eles se uniram para fazer o mal contra Cristo. Quantas pessoas juntam suas forças para fazer mal às outras. Os poderosos pediram a morte de Jesus porque Ele via a injustiça e as denunciava”, disse.
Encerrando a homilia, o pároco falou aos jovens para que busquem se identificar cada vez mais com Jesus, Ele que, em sua juventude, fundou a Igreja. Defendeu que há muitos jovens perdidos, escravizados pelas drogas e envolvidos em diferentes formas de violência porque seguiram caminhos que não levam à felicidade verdadeira e duradoura.
Por isso, motivou os jovens a serem apóstolos de Cristo, cuidando uns dos outros. “Ajudem outros jovens a descobrir Jesus como Salvador e Libertador. Sejam apóstolos de Jesus na escola, nas redes sociais, onde quer que vocês estejam. Muito obrigado a vocês, jovens, que atuam em nossas comunidades. O protagonismo de vocês faz toda diferença”, concluiu.
À tarde, o pároco também presidiu a missa na Comunidade São Geraldo, na Piúna, após a procissão que saiu da Casa de Acolhida Dom Luciano. Em algumas comunidades rurais, houve Celebração da Palavra. Nos Nobres, Comunidade São José, quem presidiu a celebração foi o seminarista Tiago Rafael.
Igreja de São João Batista
Comunidade São Geraldo, Piúna
Comunidade São José, Nobre
Comunidade São Pedro, Duas Barras
Veja AQUI outras fotos.