Paroquial

Domingo de Ramos abre Semana Santa com participação da juventude

A Paróquia São João Batista abriu, neste domingo, 28, a Semana Santa com a celebração de Ramos e da Jornada Diocesana da Juventude. Representantes dos grupos de jovens da paróquia animaram a liturgia que começou com a bênção dos ramos, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém.


Publicado em: 30/03/2021 19:28:00

Domingo de Ramos abre Semana Santa com participação da juventude

Celebrada no Domingo de Ramos, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, celebrada a cada três anos. Este ano, o tema proposto pelo Papa Francisco é “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste” (cf. At 26,16). Retirado do livro dos Atos dos Apóstolos, esse versículo trata da conversão e consciência vocacional de São Paulo que, após seu encontro com Cristo, se levanta e assume a missão de testemunhar Jesus. 

O pároco, padre Geraldo Martins, convidou os fiéis a refletirem sobre os dois momentos lembrados pela liturgia, a entrada de Jesus em Jerusalém como rei e sua condenação à morte como um criminoso. “O que nos ensinam essas duas cenas? Pelo menos duas lições: a grandeza que vem da pequenez e a força que nasce da fraqueza”, disse o pároco durante a homilia.

Dirigindo-se aos jovens, o padre os convidou a olharem as duas cenas apresentadas no Evangelho e a se tornarem testemunhas do que veem. “O rebaixado e fraco tornado grande e vitorioso! Nele [Jesus] é que vocês, queridos jovens, encontrarão a motivação para seu viver, quando as contradições da vida lhes parecerem demasiado pesadas”, disse. 

“A vocês peço que testemunhem duas coisas: a força da fé e a defesa da vida. A fé nasce do encontro com Jesus que não é uma ideia, mas uma pessoa concreta que viveu toda a experiência humana, menos o pecado. Quanto mais vocês encontrarem esse Jesus humano, tanto mais se apaixonarão por Ele”, destacou. 

Padre Geraldo exortou os jovens a terem um olhar crítico para a realidade em que vivem. “O compromisso de quem crê em Jesus é com a vida, especialmente, a mais vulnerável. Isso implicará um discernimento crítico diante da realidade na qual vocês vivem. Não sejam massa de manobra da política, do poder econômico, da religião, de ninguém”, enfatizou. 

ramos-013

O pároco lembrou, ainda, a importância de os jovens testemunharem uma fé comprometida com a defesa dos direitos humanos. “Fujam de uma fé que os conduz a um Jesus que não seja parceiro dos pobres e excluídos, dos lascados da vida. Testemunhem uma fé que os leve a assumir, em primeira pessoa, a luta pelos direitos humanos, pela dignidade da vida humana, pelo fim do racismo, da discriminação, do preconceito, da intolerância, do fundamentalismo”, finalizou. 

O coordenador dos grupos de jovens na paróquia, João Victor, leu, no final da celebração, uma mensagem do Papa Francisco encorajando a juventude a sonhar sempre. “Lancem fora os medos que paralisam vocês, para não se tornarem jovens mumificados. Vivam! Entreguem-se ao melhor da vida! Abram as portas da gaiola e saiam voando! Por favor, não se aposentem antes do tempo”, diz um trecho da mensagem.

As celebrações da Semana Santa estão sendo realizadas às 18h. Devido às exigências para evitar a contaminação da Covid-19, como no ano passado, as missas não terão a participação do povo. Elas serão transmitidas pelas redes sociais para que todos os fiéis permaneçam em casa e se protejam da pandemia.

Leia a íntegra da homilia aqui

Veja aqui mais fotos do Domingo de Ramos