Paroquial

Emoção e alegria das crianças ao receberem a Primeira Comunhão

Mais duas comunidades da paróquia São João Batista celebraram a primeira comunhão de suas crianças no sábado, 10, e domingo, 11. No próximo final de semana, será a vez das comunidades de Santa Luzia, no dia 17, e de Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus, no domingo.


Publicado em: 14/07/2021 12:23:00

Emoção e alegria das crianças ao receberem a Primeira Comunhão

A igreja de São João Batista acolheu, no último final de semana, 34 crianças das comunidades do Divino Espírito Santo e de São João Batista para a celebração de sua primeira comunhão. As missas foram presididas pelo pároco, padre Geraldo Martins, no sábado, 10, às 19h, para 14 crianças da comunidade do Divino Espirito Santo (bairro Laranjal) e, no domingo, 11, às 9h30, para 20 crianças da comunidade de São João Batista (bairro Nova Era).

Acompanhadas de seus pais, avós e padrinhos e madrinhas de batismo, que tiveram participação presencial limitada por causa da pandemia, as crianças das duas comunidades não esconderam sua emoção e alegria ao receber, pela primeira vez, a comunhão eucarística. Minutos antes da missa, o pároco explicou às crianças como seria a celebração. “Antes da comunhão, após a homilia, vocês vão renovar as promessas do batismo que vocês receberam”, disse padre Geraldo.

Dirigindo-se às crianças durante a homilia, o pároco destacou o significado da eucaristia na vida de quem comunga o corpo e o sangue de Jesus. “A comunhão, em primeiro lugar, nos garante a vida eterna. O próprio Jesus é quem nos disse isso ao afirmar: ‘quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna’”, destacou. “Em segundo lugar, a comunhão é um alimento que nos sustenta na fé. Foi Jesus quem disse: ‘eu sou o pão vivo descido do céu’”, acrescentou.

Padre Geraldo lembrou, ainda, o compromisso de quem recebe a comunhão. “Quem comunga o corpo de Jesus tem o compromisso de agir do jeito de Jesus. Ele nos disse: ‘quem come minha carne e bebe meu sangue, permanece em mim e eu nele’. Ora, se Jesus permanece em nós quando comemos seu corpo, não podemos fazer as coisas diferentes dele”, exortou o pároco.

As crianças tiveram uma participação destacada na liturgia, sobretudo, na proclamação das leituras e na renovação das promessas do batismo. Após a comunhão, padre Geraldo convidou as crianças a renovarem sua consagração da Nossa Senhora.

A catequista Nilce, na celebração da comunidade do Divino Espírito Santo, no sábado, agradeceu a presença e participação dos pais dos catequizandos e os animou a continuarem incentivando seus filhos a permanecerem no processo de sua educação na fé. No domingo, a catequista Edilaine também agradeceu a participação dos pais na catequese de seus filhos, bem como às catequistas pelo trabalho na comunidade.

No próximo sábado, 17, a igreja São João Batista receberá a comunidade de Santa Luzia, às 19h, para a missa da primeira comunhão de suas crianças. A comunidade Nossa Senhora Aparecida, por sua vez, terá a mesma cerimônia em sua própria capela no domingo, 18, às 7h30, e a comunidade do Sagrado Coração de Jesus, em Pau de Cedro, às 16h.

Veja todas as fotos

Fonte: Secretaria paroquial

Leia outras notícias