Publicado em: 24/06/2025 18:05:00
A missa do 9º dia da Novena de São João Batista teve sua liturgia preparada pela Pastoral da Juventude da Paróquia e encerrou a peregrinação desses nove dias com uma homenagem especial a Maria, exemplo de força e esperança para todos os cristãos. Neste último dia da novena, a mensagem central foi o amor de Deus, que envolve a todos desde antes da concepção e permanece para sempre em cada ser humano.
A leitura do livro do profeta Jeremias (Jr 1, 4-10) trouxe uma mensagem forte sobre o chamado de Deus e seu cuidado com cada pessoa: “Antes de formá-lo no ventre da sua mãe, eu o conheci. E antes de você sair do ventre da sua mãe, eu o separei, destinando-o a ser um profeta às nações.” O trecho destaca a soberania divina ao formar cada indivíduo com um propósito específico, reafirmando que ninguém está sozinho diante dos desafios da vida.
A primeira leitura também oferece consolo e coragem diante das incertezas: “Não tenha medo, pois eu estarei com você a fim de livrá-lo”. Essa mensagem reforça que, mesmo quando nos sentimos inseguros ou despreparados para atender o chamado de Deus, é preciso confiar: o Senhor sempre caminha conosco e nos livra de todo mal!
Durante a homilia, Pe. José Maria destacou o papel de João Batista como aquele que preparou o caminho para o Senhor. Em tom de reflexão, questionou os fiéis: “Nós temos preparado o caminho do Senhor em nossas vidas? Temos transmitido o amor e a esperança de Deus?”
O Evangelho proclamado reforçou que não podemos perder a esperança, pois o tempo de Deus não é o nosso. Isabel e Zacarias nos ensinam que, mesmo em meio às dificuldades, nunca devemos perder a fé. O testemunho dos dois nos inspira a ter confiança e seguir com perseverança.
Outro ensinamento ressaltado pelo padre foi sobre a paciência. Em uma sociedade marcada pela pressa e pela impaciência, muitas vezes queremos que Deus resolva todos os nossos problemas e nos conceda suas graças, mas sem que haja, da nossa parte, compromisso com a missão na Igreja, na comunidade ou com o próximo. Por isso, Pe. José Maria lembrou que a vida não é um acaso: “Se estamos aqui, é porque temos um propósito, e é preciso nos comprometer com o Reino de Deus”, disse.
Também pontuou que celebrar São João Batista é celebrar a festa da alegria, especialmente com os mais simples, com aqueles que vivem excluídos, à margem da sociedade. “Que o exemplo de João Batista nos ajude a redescobrir e assumir a missão que recebemos no Batismo”, concluiu.
Ao final da celebração, o comentarista João Victor, representando toda a juventude da Paróquia São João Batista, agradeceu ao padre José Maria por sua presença amorosa e dedicada, no nono dia da novena, entregando-lhe uma lembrança.
Após a Santa Missa, a comunidade seguiu reunida para mais uma noite cultural, animada pela banda Chamego Bom, com comidas típicas e muita alegria. Entre os destaques da noite, estava o tradicional macarrão na chapa, bastante apreciado pelos presentes.
Veja AQUI as nossas fotos, gentilmente cedidas por Bruno Alves.