Paroquial

Encontro promovido pela Pastoral Familiar reúne mais de 60 casais na paróquia São João Batista

O casamento é uma jornada de amor, crescimento e construção mútua. Para que seja duradouro e feliz, requer a oração, o diálogo e o companheirismo. É disso que tratou o encontro para casais realizado pela Pastoral Familiar da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG).


Publicado em: 21/05/2025 14:27:00

Encontro promovido pela Pastoral Familiar reúne mais de 60 casais na paróquia São João Batista

 

Mais de 60 casais se reuniram, no último domingo, 18, no Centro Paroquial de Pastoral Dom Luciano Mendes, na paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), para um encontro de oração e reflexao. Promovido pela Pastoral Familiar (PF) da paróquia, o encontro discutiu o tema “Casal que ora junto fica junto para sempre” e contou com palestras pelos casais da Pastoral Familiar: Rosilene das Graças Geraldo e Flávio Soares de Paula, Edgar Cândido Pereira e Edilane Batista Sant'Ana Pereira, Alexandre Capelete Sousa e Flávia Lúcia Sousa.

Flávia e Alexandre, da Paróquia Santa Rita, falaram sobre a importância do diálogo, ou seja, da comunicação aberta, honesta e respeitosa, que permite que marido e mulher se compreendam, expressem sentimentos, resolvam conflitos e tomem decisões em conjunto. "Sem diálogo, surgem mal-entendidos, mágoas e distanciamento. Por isso, ouvir com empatia e falar com amor são atitudes que constroem a confiança e mantêm a conexão viva no dia a dia do casamento", disse o casal.

Rose e Flávio, da Pastoral Familiar da Paróquia São João Batista, fizeram diferentes dinâmicas destacando que o casamento deve ser como uma casa construída sobre a rocha, Jesus Cristo. O casal refletiu sobre a importância dos esposos crescerem juntos espiritualmente e também sobre companheirismo e parceria verdadeira, um buscando fazer o outro feliz. "É importante marido e mulher estarem unidos nos momentos bons e ruins, apoiando os sonhos um do outro e dividindo responsabilidades", sublinharam os palestrantes. "Quando há amor e companheirismo, o casal enfrenta juntos os desafios e celebra as vitórias como conquistas compartilhadas. É essa cumplicidade que transforma o casamento em um porto seguro, onde ambos se sentem acolhidos e valorizados", defenderam.

Após as palestras foram feitos trabalhos em grupos que resultaram em pequenos teatros sobre a vida familiar. O pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, também esteve presente e falou aos casais sobre a missão da família, igreja doméstica e sinal da presença de Deus no mundo. 

Edgar e Edilaine, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta, MG, deram testemunho sobre a importância da fé e da oração para o sucesso do casamento e falaram da Sagrada Família como modelo  de amor, fidelidade e entrega. "Em meio à simplicidade da vida em Nazaré, essa família viveu valores que continuam sendo inspiração para os casais e lares cristãos de todos os tempos", destacaram Edgar e Edilaine.

 

Veja nossas fotos AQUI