Paroquial

Encontro virtual de formação litúrgica reúne mais de 90 participantes

Para grande parte dos participantes, os temas apresentados foram uma novidade. Os assessores ajudaram a compreender melhor a importância da liturgia e a necessidade de os agentes entenderem suas funções nas celebrações. Outros encontros deverão acontecer por grupos de acordo com a função que exercem na liturgia.


Publicado em: 13/04/2021 08:03:00

Encontro virtual de formação litúrgica reúne mais de 90 participantes

Mais de 80 aparelhos estiveram conectados, no sábado, 10 de abril, das 14h às 17h, para o encontro virtual de formação litúrgica. Organizado pela coordenação de liturgia da paróquia São João Batista, o encontro contou com a assessoria da representante da Coordenação Arquidiocesana de Liturgia, Viviane Aparecida dos Santos, e do coordenador do Folheto Litúrgico Comunidades em Festa, padre Geraldo Gabriel Pinto.

Viviane explicou o significado de Pastoral Litúrgica e destacou a diferença entre Equipe de Liturgia e Equipe de Celebração. “A pastoral litúrgica é uma ação para facilitar a participação consciente, ativa e frutuosa de todos os batizados nas celebrações”, disse.

Segundo explicou, a Equipe de Liturgia é responsável pela organização e animação da vida litúrgica na comunidade. “Cabe a esta equipe pensar, organizar e planejar a vida litúrgica, ao longo do ano na paróquia,”, explicou. “A Equipe de Celebração é aquela que executa, ou seja, é aquela que atua na celebração como o comentarista, os leitores, os ministros, os animadores de canto”, esclareceu.

A assessora insistiu na necessidade de que a Equipe de Celebração se reúna semanalmente para avaliar e preparar a celebração. “Devem fazer parte desta equipe, pelo menos, o leitor, um representante da equipe de canto, alguém da acolhida, o comentarista, um ministro da Comunhão Eucarística e da Palavra, o coordenador da liturgia na comunidade”, observou.

A música na liturgia foi o tema desenvolvido pelo padre Geraldo Gabriel, que destacou a importância do canto nas celebrações. Ressaltou a necessidade de escolher as músicas de acordo com o tempo litúrgico e o mistério celebrado.  “Há muitos que, ao invés de cantar a liturgia, cantam na liturgia e dão show”, disse.

Padre Geraldo recordou os ritos que, na celebração da missa, deveriam ser sempre acompanhados do canto. Destacou, ainda, como deve ser o comportamento dos instrumentistas, além da necessidade de se ensinar à assembleia os cantos a fim de favorecer sua participação na liturgia.

O pároco, padre Geraldo Martins, explicou aos participantes que, a partir de agora, a coordenação paroquial deverá programar encontros de acordo com a função que os grupos exercem na liturgia. “Nossa proposta é ter encontros específicos para as equipes de leitores, de canto, de ministros da Palavra e da Comunhão Eucarística, dentre outros”, disse o pároco.