Paroquial

Festa de São João Batista: Esperança, fé e comunhão nas ruas e nos corações

No dia 24/06, a Paróquia São João Batista celebrou com muita alegria o seu padroeiro. A tradicional procissão reuniu fiéis que conduziram a imagem da Capela de Santa Terezinha até a igreja de São João Batista, que esteve lotada para a missa, ponto alto da festa, presidida pelo pároco. A noite cultural também foi animada.


Publicado em: 26/06/2025 13:02:00

Festa de São João Batista: Esperança, fé e comunhão nas ruas e nos corações

Após 10 dias, chegaram ao fim as festividades da natividade de São João Batista de 2025. Na terça-feira, 24/06, a procissão, iniciada às 18h30 na Capela de Santa Terezinha conduziu a imagem até a igreja do padroeiro, onde o pároco, Pe. Geraldo Martins, presidiu a missa concelebrada pelos padres Ronaldo Chaves e João Batista Barbosa.

A Santa Missa reuniu fiéis da paróquia e de outras comunidades, num gesto de unidade sinodal. O tema da festa “Peregrinos de Esperança” guiou as reflexões da homilia, que destacou São João Batista como exemplo de coragem, conversão e profecia. 

"Somos chamados a ser como João: peregrinos da esperança, profetas que apontam o caminho, que é Jesus", destacou o padre Geraldo Martins. Inspirado pelo Evangelho de Lucas e pela liturgia do dia, o padre enfatizou a misericórdia de Deus manifestada no nascimento de João, filho de Isabel e Zacarias, já idosos. A homilia reforçou três sentimentos fundamentais suscitados às pessoas que conviveram com o casal: alegria, admiração e temor diante do agir de Deus. 

Celebrando São João Batista 

Definido por Jesus como “o maior entre os nascidos de mulher” João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo. Um anjo revelou seu nome a seu pai, Zacarias, e sua mãe, Isabel, que há muitos anos rezavam por um filho. “Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada” (Lucas 1,7).  

“Então apareceu um anjo do Senhor. O anjo disse: Não tenha medo, Deus ouviu seu pedido, e sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João” (Lucas 1,8-13). Assim, João se tornou profeta e anunciou Jesus como o Cordeiro de Deus e o batizou. Multidões costumavam se reunir em torno dele para ouvir suas pregações. 

Durante o Evangelho, a assembleia foi convidada a ouvir as palavras firmes de João Batista, que denunciava as injustiças e chamava todos à conversão. “Quem tem duas túnicas, reparta com quem não tem; quem tem comida, faça o mesmo”, recordou o pároco. Também lembrou o Papa Francisco, em seus apelos por uma sociedade mais justa, onde as dívidas dos pobres são perdoadas. "O jubileu é também tempo de perdão, inclusive nas relações pessoais", afirmou. 

Agradecimento e Noite Cultural

A comentarista Márcia expressou a gratidão pelo empenho de todos na realização da festa: “Cada detalhe foi feito com muito carinho. Não seria possível sem as doações, o trabalho de muitos voluntários e a generosidade de tantas pessoas”. Ela também destacou o papel acolhedor do pároco: “Padre Geraldo, com sua simplicidade, sempre nos conduz com sabedoria. E como todo bom peregrino, recebeu de presente um par de chinelos”.  Padre Geraldo agradeceu de forma bem humorada: “Aqui tem uma turma de ‘padres pé de chinelo’, e eu me incluo. O importante é caminhar com o povo, do jeito que somos: simples e unidos”, disse. 

Após a celebração, a comunidade se reuniu para a noite cultural. A banda Envolvência do Forró animou o público, com barraquinhas de comidas típicas. A feijoada foi o prato principal da noite, encerrando as festividades. 

20 anos de festa

A tradicional Festa de São João Batista deste ano chegou ao fim, celebrando duas décadas de fé, devoção e participação comunitária. O evento, que reuniu as 16 comunidades da Paróquia São João Batista na organização e realização, foi marcado pela dedicação dos voluntários, que não mediram esforços para garantir o sucesso das festividades.

Mesmo após um dia inteiro de trabalho nas cozinhas preparando os alimentos para as barraquinhas, muitos ainda encontraram disposição para participar das missas e acolher os visitantes, mantendo vivo o espírito de serviço e comunhão.

Desde 2005, quando a paróquia foi oficialmente instalada, a festa é organizada pelas próprias comunidades, que se revezam na condução da liturgia, na preparação dos alimentos e no atendimento ao público. O evento teve início de forma modesta, realizado na Escola Padre Álvaro e na Rua Padre Antônio Pinto, e hoje se fortalece com o apoio da infraestrutura paroquial, que inclui o templo principal, capelas e centros de pastoral.

Resultado do esforço de um povo trabalhador que se autodenomina como “Paróquia de gente feliz”, as 16 comunidades trabalham como uma rede sempre auxiliando uma às outras, sempre crescendo juntas. Inspiradas por seu padroeiro “Importa que Ele cresça e eu diminua”, os fiéis buscam com humildade caminhar sempre juntos como peregrinos cada vez mais cheios de fé e esperança. Muito mais do que uma simples festa junina, a novena e a festa de São João Batista reafirmam a fé e a união do povo, consolidando-se como um marco na vida religiosa e comunitária de Viçosa.

  

                                                                                                     Confira AQUI as nossas fotos.

Especial agradecimento aos fotógrafos Ailton Adriano, Bruno Alves e Douglas Ferreira, que auxiliaram a PASCOM da Paróquia São João Batista na cobertura dos 10 dias de novena e festa.