Paroquial

Festa de São João Batista tem início com missa das crianças

A festa de São João Batista já começou! Hoje durante a missa das 9h30, 12 crianças que pediram o batismo à Igreja foram apresentadas à comunidade eclesial junto de seus pais e catequistas.


Publicado em: 15/06/2025 18:31:00

Festa de São João Batista tem início com missa das crianças

A festa de São João Batista terá sua abertura oficial hoje com a missa das 19h na igreja de São João Batista, em Viçosa, Minas Gerais. A cada dia, uma comunidade ou pastoral será responsável pela organização e participação na liturgia.

A missa da manhã de hoje foi preparada pela catequese, com participação especial das crianças. Um ponto importante da celebração foi o acolhimento de 12 crianças que pediram o batismo e, com aprovação dos pais, irão participar dos encontros de catequese para receber o sacramento na Vigília Pascal do próximo ano.

Durante a missa, as crianças foram apresentadas à comunidade e participaram de um rito especial de acolhida, quando foram marcadas com o sinal da cruz, nos lábios, ouvidos, olhos e ombros, por pais e catequistas.

As crianças manifestam o desejo de se tornarem cristãs para viverem os valores cristãos e receberem a vida eterna em Jesus Cristo. Os pais declararam estar de acordo com o pedido das crianças e prometeram auxiliá-las em seu crescimento espiritual e em sua formação cristã.

  

A comunidade de fiéis reunida acolheu as crianças e também confirmou que irá ajudá-las em sua formação com o próprio testemunho. Marcadas com sinal da cruz, as crianças receberam de seus pais um crucifixo e o colocaram no peito.

Após as leituras bíblicas, o pároco, padre Geraldo Martins convidou todas as crianças presentes para se assentarem nos degraus da escada do altar para conversar sobre a liturgia do dia: a festa da Santíssima Trindade.

Com as escadas coloridas de crianças de todas as idades, comparou a Santíssima Trindade com três velas que unidas produzem uma só chama. Disse que o sinal da cruz é feito em nome da trindade santa, sendo Deus Pai quem tudo criou, Deus filho quem a todos salvou e o Espírito Santo, o consolador.

Pontuou que Jesus acreditava de não daríamos contar de vivermos sozinhos neste mundo. Por isso, nos enviou Espírito Santo para nos dar força, iluminar e encorajar. 

Por fim, explicou às crianças que a Santíssima Trindade é o exemplo perfeito do amor e da união: “Nossas famílias tinham que ser unidas como a Santíssima Trindade. Se tem amor, tem que ter união”, disse.

Na procissão do ofertório, crianças e adultos levaram até o altar plantas e símbolos que remetem ao cuidado com a casa comum, onde tudo está interligado. Pedro Soares de Paula recebeu sua primeira comunhão e, para encerrar, houve um momento de homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, com coroação da imagem por meninos, oferta de flores e do coração a Jesus.

   

                                                                                                  Veja AQUI outras fotos.