Paroquial

Igreja São João Batista fica lotada para abertura do Ano Missionário Paroquial

As 16 comunidades da Paróquia São João Batista se reuniram na igreja São João Batista neste domingo, 18, para a missa de abertura do Ano Missionário Paroquial (AMP). Coordenadores e vices receberam banner com o cartaz do AMP e a Capelinha Missionária que acompanharão as atividades missionárias ao longo do ano.


Publicado em: 19/02/2024 21:38:00

Igreja São João Batista fica lotada para abertura do Ano Missionário Paroquial

Foi grande a participação dos fiéis das 16 comunidades da Paróquia São João Batista na missa das 9h30 deste domingo, 18, para abertura do Ano Missionário Paroquial (AMP). A missa foi celebrada na igreja de São João Batista e durante a homilia, o pároco, padre Geraldo Martins explicou que Ano Missionário Paroquial tem por objetivo revitalizar a ação missionária das comunidades e celebrar o 20º aniversário de criação e instalação da paróquia em 2025. 

“Queremos nos comprometer a seguir o exemplo de Cristo e andar pelas galileias de nossa Paróquia, suas periferias existenciais e geográficas e a todos levar esta mensagem: ‘O reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam no Evangelho!’”. disse.

“Nosso grande objetivo é fazer com que o amor de Deus e a luz do Evangelho cheguem ao coração de todos, especialmente, dos que estão mais distantes e afastados; dos que não se reúnem mais conosco. Desejamos motivar a todos a viverem de acordo com o batismo recebido”, explicou.

Padre Geraldo destacou que o AMP também deverá fortalecer o coração e a fé daqueles que caminham e celebram a fé cotidianamente. “Queremos fazer a fé chegar ao coração daqueles que, porventura, ainda não ouviram falar de Cristo ou simplesmente o rejeitaram. Por isso, almejamos que a nossa evangelização gere vida no seu sentido mais pleno, com acesso a tudo o que é necessário para a dignidade humana, como acesso à saúde, educação, moradia; ao amor, vestuário, trabalho e salário dignos”, acentuou.

O pároco pontuou que a evangelização que semeia vida, deve ter como foco, principalmente, aqueles que a têm ameaçada pelo sistema, pela exclusão, pela marginalidade e pelo esquecimento. “Queremos que a evangelização aconteça com alegria, porque quem quer semear a vida, colher alegria e celebrar a libertação não pode ser triste”, reforçou.

Ao associar o Ano Missionário à Campanha da Fraternidade e à Quaresma, período que deve ser vivido como uma travessia do deserto, enfatizou que a libertação “nasce do caminhar juntos na fuga dos ‘Egitos’ e faraós atuais, que oprimem e massacram o povo de tantas formas”. Comparando as comunidades eclesiais da Paróquia com a Terra Prometida, onde corre leite e mel, motivou as comunidades ao trabalho missionário de modo que todos caminhem juntos e sejam felizes, mesmo nas diferenças. 

“Nossa missão é fazer com que todos, absolutamente todos, se tornem discípulos e discípulas de Jesus. Façam chegar a todos e todas esta mensagem do Cristo: ‘O tempo se completou. O Reino está próximo creio. Convertam-se e creiam no Evangelho’. Que o nosso Padroeiro São João Batista nos ajude a viver, neste ano missionário, o nosso compromisso com o evangelho. Que Maria, primeira discípula e evangelizadora, nos inspire e nos guie nesse nosso propósito, a fim de que o ano missionário faça uma revolução em nossas famílias e em nossas comunidades”, concluiu.

Os coordenadores e vices das comunidades receberam os símbolos do AMP que deverão estar presentes em todas as atividades que serão realizadas mensalmente em cada comunidade. 

Veja aqui as fotos.