Publicado em: 14/08/2024 16:18:00
No dia 11 de agosto, no Brasil, celebra-se o Dia do Estudante. Por isso, o Grupo de Animação Missionária (GAM) da Paróquia São João Batista, propôs que uma das principais atividades do Ano Missionário Paroquial seria uma semana de visitas às escolas de educação básica, de 05 a 09 de agosto, quando jovens paroquianos iriam em missão falar do amor de Deus aos jovens que lá estudam.
Seguindo essa programação, foram visitadas turmas do 6º ao 9º ano em escolas estaduais (Padre Álvaro Corrêa Borges, Raul de Leoni e Doutor Raimundo Alves Torres) e municipais (N. Sra de Fátima e Juscelino Kubitschek) de Viçosa, Minas Gerais. Após a conversa com os missionários, cada estudante recebeu uma pequena lembrança da Semana Missionária. De acordo com Joice Moura, da comunidade São Sebastião, os estudantes acolheram bem os missionários, ocasião em que as especialistas das escolas receberam um subsidio da Pastoral da Juventude com dinâmicas sobre o tema das missões para ser encaminhado aos professores/as de Ensino Religioso.
Para Lucas Lopes Macedo (Comunidade São Sebastião), a apreensão inicial que foi sentida pelos missionários nas escolas foi rapidamente substituída pela alegria contagiante das crianças e dos adolescentes: “Eles entenderam a nossa mensagem e ficaram alegres de ver jovens buscando Deus”, disse. Também Gabriel (Comunidade São Sebastião) e Mateus Fernandes Basílio (Comunidade São Judas Tadeu) revelaram que foi muito gratificante participar da missão nas escolas, pois acreditam que a iniciativa poderá ajudar os jovens estudantes em suas jornadas de vida.
Caio Lúcio Mendes (Paróquia N. Sra. de Fátima) também falou de sua experiência de ser missionário. “Não poderia ser algo muito católico, porque o estado é laico. Mas todas as escolas, com suas equipes da supervisão, direção e alunos, foram extremamente acolhedoras. Foi muito bom estar ali com meus amigos falando de Deus. Eu senti muito a presença de Deus. Senti que enquanto a gente falava, Ele estava com a gente nos abençoando. Era como se Deus falasse com a gente: ‘confia em mim que vai dar tudo certo’. E no fim deu tudo certo”, destacou.
“As visitas às escolas foram ótimas. Deu tempo pra gente ver cada rostinho e eles puderam nos ver e escutar. A recepção dos alunos me surpreendeu muito. Eu achei que eles não iam dar a mínima, mas a maioria prestou atenção e nos escutou. Fiquei muito feliz. Fomos muito bem recebidos pela coordenação das escolas e pelos professores. Falamos sobre movimentos jovens da Igreja, falamos da importância de nos apoiar em Deus nos momentos difíceis e nos felizes também e os convidamos para a missa do dia 11’, explicou Francielle Souza, da Comunidade Santa Luzia.
Franciele pontuou que participou da Semana Missionária em sua comunidade, mas que gostou mais de ir às escolas: “Foi muito bom receber o sorriso dos professores, vendo jovens evangelizando com jeito e alegria de jovens. Sinto que nossa palavra foi bem acolhida e espero que dê frutos no coração deles para que possam continuar seguindo firme nos estudos, na Igreja e na comunidade. Quem sabe algum deles não faz missão junto da gente nas próximas Missões?”, completou.