Paroquial

Leitoras e leitores da paróquia estudam documento do Vaticano II

Instituídos no Ministério da Palavra em novembro de 2021, as leitoras e leitores se reuniram para aprofundar seu conhecimento sobre seu ministério e tirar dúvidas quando à prática de proclamara a Palavra de Deus nas celebrações de suas comunidades. O encontro foi dirigido pela coordenadora paroquial do Ministério da Palavra, Regiane Aparecida Fonseca, e assessorado pelo pároco, padre Geraldo Martins Dias,


Publicado em: 19/07/2023 09:43:00

Leitoras e leitores da paróquia estudam documento do Vaticano II

A coordenação do Ministério da Palavra da paróquia São João Batista promoveu, no último sábado, 15, uma tarde de formação para os Ministros da Palavra na função de leitoras e leitores. O pároco, padre Geraldo Martins, assessorou o encontro estudando com as leitoras e leitores a Constituição Dogmática Dei Verbum (Palavra de Deus), do Concílio Vaticano II.

“Este é um dos mais importantes documentos do Concílio Vaticano II, embora tenha sido um dos últimos a ser aprovado, em novembro de 1965”, explicou o pároco. “A Dei Verbum traz seis capítulos. O primeiro fala da revelação de Deus que tem seu ápice em Jesus Cristo. O segundo indica como se transmite esta revelação, lembrando a Sagrada Escritura, os apóstolos e a tradição. Já o terceiro capítulo esclarece sobre a inspiração e a interpretação da Sagrada Escritura”, acrescentou padre Geraldo.

formacao-leitoras-esOs demais capítulos, segundo o assessor, tratam do Antigo e Novo Testamento, capítulos quarto e quinto, e a Bíblia na vida da Igreja, sexto e último capítulo. “Trata-se de um documento pequeno, mas muito rico que nos ajuda a compreender o lugar da Palavra de Deus na vida do povo e da Igreja”, destaca padre Geraldo. 

Participaram da formação 50 ministros leitoras/es que avaliaram positivamente o encontro. Padre Geraldo tirou dúvidas dos participantes acerca da melhor forma de se exercer o ministério. Ele sublinhou a necessidade das leitoras e leitores dedicaram tempo e estudo à Palavra de Deus.

“A Palavra de Deus também é alimento tal como a Eucaristia. A Dei Verbum, no parágrafo 21, diz que a Igreja sempre venerou a Sagrada Escritura com venera o Corpo de Cristo e que não deixa de distribuir aos fiéis o pão da vida, tanto da mesa da palavra de Deus quanto da mesa do Corpo de Cristo. Por isso, vocês, leitoras e leitores, devem cuidar para que esse alimento da Palavra chegue bem a todos”, concluiu padre Geraldo.