Paroquial

Luzes, sacramentos e procissão marcam a celebração da Páscoa

Os paroquianos de São João Batista se reuniram às 20h do Sábado Santo, para a Vigília Pascal. Durante a celebração, a jovem Sarah recebeu os sacramentos do Batismo, da Crisma e Eucaristia. Na manhã do domingo a procissão com o Santíssimo Sacramento percorreu ruas do bairro.


Publicado em: 18/04/2022 15:58:00

Luzes, sacramentos e procissão marcam a celebração da Páscoa

A primeira parte da celebração (Liturgia da Luz) foi iniciada na entrada da igreja de São João Batista com a bênção do fogo novo e configuração do Círio Pascal, que representa Jesus, luz da humanidade, princípio e fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história.

A segunda parte (Celebração da Palavra) recordou toda caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias. Em sua homilia, o pároco, padre Geraldo Martins explicou que a noite do Sábado Santo é a noite da alegria, da festa, da vitória.

“A mesa da Palavra nos revela que o nosso Deus é o Deus do amor e da vida, pois Ele cria todas as coisas por amor. E as cria para que manifestem a sua glória. Nosso Deus é também o Deus da liberdade. Quando seu povo se deixa escravizar, Ele vem para libertar. Na ressurreição de seu Filho, Deus se manifesta como senhor de toda a história e da humanidade”, pontuou.

O celebrante discorreu sobre os sinais da ressurreição: túmulo vazio e testemunho das pessoas que fazem o encontro com o ressuscitado. Porém destacou que esses sinais são insuficientes para que alguém acredite. “É a fé que completa os sinais. É ela que nos faz crer na ressurreição”, disse.

“Quem celebra esta noite sabe que é do Cristo que vêm as forças para superar as dificuldades. Com a esperança que vem de sua vitória sobre a morte, surgem a alegria e a certeza de que, com Ele, nós também venceremos. A Páscoa nos lembra que só com Ele, podemos renascer para uma vida nova”, sublinhou.

Na terceira parte, Sarah Vianna Sabino recebeu os sacramentos do Batismo e da Crisma, a quem o pároco se dirigiu: “O Batismo é a graça da vida nova que Deus concede a você e seu Batismo será confirmado com a unção do crisma. A partir de agora você será imagem do Cristo e deverá falar a seus irmãos da bênção que é pertencer a Ele. Que Ele seja sempre a luz a guiar os seus passos”, acentuou. Toda a assembleia também renovou suas promessas batismais.

Na última parte da celebração (Eucaristia), o celebrante falou a Sara “Você receberá também a Eucaristia, alimento que irá fortalecê-la para que vença o mal e anuncie o bem”. 

Na manhã do Domingo da Páscoa, após a missa das 8h, a Procissão da Ressurreição percorreu ruas do Bairro Nova e retornou à Igreja de São João Batista para a bênção final.

Veja as fotos.