Paroquial

Ministros da Eucaristia têm reunião com estudo sobre a Sagrada Comunhão

Após longo período sem se reunir por causa da pandemia, os Ministros/as Extraordinários da Comunhão Eucarística tiveram encontro com o pároco para estudar e planejar suas atividades


Publicado em: 14/09/2021 21:13:00

Ministros da Eucaristia têm reunião com estudo sobre a Sagrada Comunhão

A catequese do papa Francisco sobre a Comunhão Eucarística foi tema de estudo, no último sábado, 4, durante a reunião dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs) da paróquia São João Batista, em Viçosa-MG. Respeitando os protocolos estabelecidos para evitar a contaminação com a Covid-19, cerca de 30 Ministros/as participaram da reunião que foi coordenada pelo pároco, padre Geraldo Martins, no Salão Paroquial.

“Celebramos a Eucaristia para nos alimentarmos de Cristo, que se oferece a nós quer na Palavra quer no Sacramento do altar, para nos conformar com Ele”, diz um dos trechos da catequese do papa destacado pelo pároco.

Padre Geraldo chamou atenção, ainda, para a fala do papa que recorda o sentido de caminhar para receber a comunhão. “Caminhamos rumo ao altar em procissão para receber a Comunhão, mas na realidade é Cristo que vem ao nosso encontro para nos assimilar a si. Há um encontro com Jesus!”. 

Segundo o papa, quem se nutre da eucaristia deve “deixar-se transformar naquilo que recebemos”. Disse Francisco: “Santo Agostinho ajuda-nos a compreender isto, quando narra acerca da luz recebida ao ouvir Cristo dizer: ‘Eu sou o alimento dos grandes. Cresce, e me comerás. E não serás tu que me transformarás em ti, como o alimento da tua carne, mas tu serás transformado em mim’ (Confissões, VII, 10, 16: PL 32, 742). Cada vez que recebemos a Comunhão, assemelhamo-nos mais a Jesus, transformamo-nos mais em Jesus”.

Os MECEs começaram, também, a conversar sobre o processo de renovação do grupo de Ministros/as, considerando que a provisão de todos está vencida. O grupo se reunirá novamente no dia 20 de novembro para decidir algumas questões como: quem poderá continuar no ministério, qual o número de ministros/as para cada comunidade, qual a melhor forma de escolher os novos ministros, como deverá ser sua formação. 

No encerramento da reunião, o coordenador dos MECEs, Márcio Antônio Damasceno, recordou algumas orientações que devem ser observadas pelos Ministros/as, seja durante a celebração eucarística, seja quando forem levar a eucaristia para os enfermos e idosos. 

Veja aqui a íntegrega da catequese do papa sobre a Comunhão Eucarística