Paroquial

Novena do padroeiro é encerrada com grande número de fiéis

No dia 23/06, os fiéis acolheram com carinho o presidente da celebração, Padre Carlos Heitor, pároco em Ervália, para o último dia da novena em honra a São João Batista e também em Ação de Graça pelos 50 anos de casamento de Maria e Carlos Lehner.


Publicado em: 25/06/2023 09:50:00

Novena do padroeiro é encerrada com grande número de fiéis

Celebrando a Vigília da Natividade de João Batista, ponto de encontro entre o antigo e novo testamento, a liturgia da Palavra reflete sobre a fé de Zacarias e Isabel, pais do precursor. Como ele, somos chamados a ser profetas do Senhor, instrumento de conversão e salvação. O tema proposto para esse dia foi “Alimento: dom e Deus e direito de todos e todas”, como um chamado à construção do Reino.  

Iniciando a celebração, o pároco, Padre Geraldo Martins, acolheu a assembleia e o padre visitante: “Que bom a gente se encontrar aqui para este último dia da novena do nosso padroeiro. Em um dia especial, temos um padre especial para celebrar conosco, um padre jovem, natural de São Miguel do Anta e pároco em Ervália desde outubro”, disse.

Padre Carlos Heitor agradeceu a acolhida carinhosa e falou da importância de celebrar o padroeiro como oportunidade de vivência fraterna, de reunião para ouvir a palavra de Deus e se comprometer com as causas do Reino. “Encontramo-nos na casa de Deus para ouvirmos a Palavra que nos indica o caminho que deve ser percorrido e aprender com ele como seguir em frente”, pontuou.

Explicou que João Batista é um grande profeta que veio para preparar os caminhos do senhor, acolhendo aqueles que estavam tristes, desanimados e oprimidos por causa do pecado: “João lhes prega um batismo de conversão, ou seja, a possibilidade de uma vida nova, sem o jugo que carregavam”, destacou.

Pe Carlos defendeu que o cristão não pode ser tímido na vivência da fé. “João é a possibilidade de libertação e por isso se levanta contra fariseus e chefes do povo que oprimiam o povo. É arauto de uma boa notícia; anunciador de grande alegria que irá consolar os abatidos, animar os entristecidos e denunciar o que está errado. A seu exemplo, nossa vivência de fé deve ser firme, corajosa, comprometida, capaz de levar esperança e amor ao mundo”. 

Sobre o tema do dia, pontuou: “Se nos tornássemos mais cristãos, a fome não existiria entre nós. O que sobra na nossa mesa pode ser o que falta na mesa do irmão. E sem nos colocarmos no lugar do outro, achamos que a culpa pela fome é sempre dele”, enfatizou.

“É tempo de renovarmos o nosso compromisso de fé, cada um à medida em que pode, para levar alegria levar, esperança, vida digna e justiça a quem precisa. Que o nosso padroeiro interceda por nós, para que sejamos melhores a cada dia, conforme deseja o senhor”, sublinhou. 

Ao final da missa, o pároco abençoou o casal Maria e Carlos Lehner que celebraram Bodas de Ouro (50 anos de casamento). Os aniversariantes também foram convidados ao altar para receberem os parabéns da assembleia. Depois das orações e do hino ao padroeiro, o mastro de João Batista foi conduzido pelo casal aniversariante até a entrada da igreja para ser levantado. Em seguida, a noite cultural foi animada pelo padre José Evangelista e sua banda.

Veja aqui as nossas fotos.