Publicado em: 17/04/2025 16:19:00
Na terça-feira Santa, 15/04, às 19h, o pároco da Paróquia São João Batista, Padre Geraldo Martins, presidiu a missa que antecedeu a procissão que conduziu a imagem do Senhor dos Passos para o Sermão do Encontro.
Na homilia, Padre Geraldo destacou que a liturgia do dia traz o segundo cântico do servo sofredor, chamado ainda no ventre materno para levar a Palavra de Deus a todas as nações. “Como Ele, também nós somos chamados para fazer a Palavra de Deus chegar a todos os lugares”, disse.
Também pontuou que as primeiras comunidades cristãs já consideravam a figura do Servo Sofredor como sendo o próprio Cristo, que veio salvar não apenas os judeus, mas toda a humanidade: “Jesus não morreu na cruz apenas pelos judeus, mas por todos nós. A salvação trazida por Jesus é universal, ou seja, é para todos”, enfatizou.
Também refletiu sobre o Evangelho do dia, que apresenta o cenário da Última Ceia, quando é revelada da traição de Judas. “Entre os discípulos de Jesus há sempre um traidor. E são duas traições: a de Judas e a de Pedro. Com qual dos dois nos identificamos?”, indagou.
Defendeu que todo pecado é uma forma de trair o amor de Deus e a Sua Palavra: “Até que ponto procuramos reparar nossas traições? Traição é infidelidade e o pecado é sempre uma traição ao amor de Deus. O pecado é uma noite escura. Peçamos a Jesus que nos livre da tentação para que, como discípulos missionários, saibamos ser fiéis a Ele e anunciá-lo a todos”, sublinhou.
Após a missa, a imagem do Senhor dos Passos saiu em procissão em direção à Praça Silviano Brandão onde foi realizado o sermão do encontro entre Jesus, a caminho do calvário, e sua mãe. A imagem de N. Sra. das Dores foi trazida pelos fiéis também em procissão da igreja de N. Sra. de Fátima.
O Sermão do Encontro, proferido pelo seminarista Moisés Galinari, refletiu sobre as dores da mãe ao encontrar seu filho Jesus que carrega na pesada cruz todos os pecados da humanidade.
No dia anterior, segunda-feira, 14/04, às 18h, foi celebrada a Via-Sacra nas ruas do Bairro Inácio Martins. Por causa da chuva, a via-sacra terminou na capela Sao Sebastião e não na igreja de São João Batista conforme estava previsto. O seminarista Tiago Rafael trabalhou junto dos Grupos de Reflexão nessa celebração.
Como últimas atividades da Quarema, que se encerrou hoje ao meio-dia, ontem houve missa às 19h, na igreja São João Batista. Em seguida, o pároco conduziu a Celebração Comunitária do Perdão, que preparou os fiéis para a festa da Páscoa.
As principais celebrações da Semana Santa acontecem no Tríduo Pascal, que têm início hoje com a missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio às 19h, na igreja de São João Batista. Participe!
Matéria revisada em 18.4.25, às 8h50
Clique AQUI para ver as fotos.