Paroquial

Paróquia acolhe novos coroinhas

As crianças e adolescentes foram preparados pela coordenadora paroquial dos coroinhas, Márcia de Paula Rodrigues, com total apoio e acompanhamento de seus pais e da coordenação de liturgia de suas comunidades. O primeiro grupo de cinco coroinhas foi acolhido em junho do ano passado. Outros 12 coroinhas ainda deverão ser acolhidos totalizando 35 em sete comunidades urbanas da paróquia.


Publicado em: 19/01/2022 11:16:00

Paróquia acolhe novos coroinhas

A paróquia São João Batista tem 18 novos coroinhas. Eles foram acolhidos na missa das 9h30 deste domingo, 16, presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins. Vindos das comunidades de São Francisco, Nossa Senhora Aparecida, Divino Espírito Santo, Santa Luzia, São Sebastião, São Judas Tadeu e São João Batista, os novos coroinhas estavam acompanhados de seus pais que assumiram o compromisso de ajudá-los na tarefa de servir à comunidade.

“A função do coroinha é servir ao altar. Não é uma tarefa de menor importância. Vocês, a partir de agora, terão também o compromisso de dar testemunho de sua fé, especialmente, para outras crianças e adolescentes de suas respectivas comunidades”, disse padre Geraldo. “O sim que vocês dão ao chamado de Deus alegra-nos muito. O trabalho que desempenharão na comunidade enriquecerá ainda mais nossas celebrações”, completou.

Apresentados pela coordenadora paroquial dos coroinhas, Márcia de Paula Rodrigues, as crianças e adolescentes, ajoelhados diante do presidente da celebração, prometeram desempenhar “com o máximo cuidado e reverência os serviços do altar”. “Diante de Deus e da minha comunidade aqui reunida, faço hoje a promessa de assumir a missão de coroinha para o serviço do altar e de outros atos religiosos que me forem solicitados”, rezaram os coroinhas. “Comprometo-me a dar testemunho da fé cristã, a cumprir a missão que me é confiada com fidelidade, alegria, disponibilidade e responsabilidade, contando sempre com a ajuda de nosso querido padroeiro, São João Batista”, acrescentaram.

Padre Geraldo abençoou a túnica e o crucifixo com os quais os coroinhas foram revestidos por seus pais. Um forte aplauso ressoou na igreja São João Batista, traduzindo a alegria de toda a comunidade pela acolhida dos novos coroinhas. 

coroinhas-18O pároco agradeceu o apoio dos pais dos coroinhas e destacou a importância de que os acompanhem neste serviço que prestarão à Igreja. “O apoio de vocês, pais e mães, é fundamental para que as crianças e adolescentes compreendam a importância e o valor de servir o altar durante nossas liturgias. Muito obrigado por acompanharem seus filhos”, disse padre Geraldo.

Padre Geraldo agradeceu também à costureira, Maria da Conceição Ferreira Oliveira, mais conhecida como Lola, responsável pela confecção das túnicas dos coroinhas. 

Além de servir nas missas e celebrações da Palavra presididas por ministros leigos em suas respectivas comunidades, os coroinhas também servirão na igreja São João Batista, nas missas das terças, quintas e sextas-feiras, de acordo com a escala de cada comunidade. Há, ainda, um grupo de 12 crianças e adolescentes que não puderam comparecer na celebração de domingo por razões variadas. Para esse grupo será agendada outra data em que também serão acolhidos para o serviço de coroinhas.

Veja as fotos aqui