Paroquial

Paróquia inicia celebração do Setenário das Dores de Nossa Senhora

O Setenário das Dores de Nossa Senhora é uma celebração tradicional na Igreja Católica, trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVIII. O objetivo da celebração é refletir sobre as dores de Maria, recordando todo o seu sofrimento para proteger seu Filho das mãos dos poderosos, desde a infância, e acompanhá-lo em sua missão até a morte. 


Publicado em: 22/03/2021 11:36:00

Paróquia inicia celebração do Setenário das Dores de Nossa Senhora

Na missa deste domingo, 21, a paróquia de São João Batista iniciou a celebração do Setenário das Dores de Maria, refletindo sobre a 1ª dor: A profecia de Simeão. Segundo Lucas (2, 34-35), quando José e Maria apresentaram seu filho Jesus no templo de Jerusalém, “Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma”.

dor-1aO ministro da Palavra José Siqueira, mais conhecido como Juca, fez a reflexão sobre esta passagem do evangelista Lucas. Ele explicou que a cruz é a espada de dor que transpassará a alma de Maria. “A apresentação de Jesus no templo não é um mistério gozoso, mas doloroso. Grandes são as tribulações de Maria que a ela a liturgia aplica as palavras de Jeremias: ‘A quem te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te igualarei, ó virgem, filha de Sião? É grande como o mar a tua tribulação; quem poderá curar-te?’ (Lamentações 2,13)”, destacou o ministro. 

Durante a celebração, o pároco Geraldo Martins, explicou que todas as reflexões sobre as dores de Nossa Senhora serão feitas por leigos, ministros da Palavra. “Convidamos sete ministros e ministras da Palavra para fazer uma reflexão conosco. Pedimos também às famílias que fizessem um altar em suas casas e colocassem uma imagem de Nossa Senhora, acompanhando conosco as celebrações”, disse o pároco.

A Arquidiocese de Mariana também orienta os fiéis a celebrarem o Setenário das Dores em Família, tendo em vista o agravamento da pandemia da Covid-19, que exige a  adoção de sérias medidas de distanciamento. Por isso, convida a todos a redescobrir a alegria que é a oração em família, transformando os lares em verdadeiras “igrejas domésticas”. Assim, a Arquidiocese compartilha um roteiro, elaborado no ano passado, para celebração das Sete Dores de Maria no âmbito familiar. Clique aqui para acessar o roteiro da arquidiocese.