Paroquial

Paróquia São João Batista celebra missa exequial por Dom Geraldo

Dia 28 de julho às 19h, a Paróquia São João Batista celebrou Missa Exequial por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana, falecido em Altamira (PA), do dia 26/07, onde se encontrava para orientação do Retiro Espiritual dos presbíteros.


Publicado em: 29/07/2023 12:20:00

Paróquia São João Batista celebra missa exequial por Dom Geraldo

Consternados por seu passamento, mas agradecidos a Deus por toda a obra de evangelização realizada por Dom Geraldo, o pároco Pe Geraldo Martins e Pe João Batista celebraram Missa Exequial  pelo Arcebispo na Igreja de São João Batista, na última sexta-feira do mês de julho. 

Durante a homilia, Pe João Batista falou da tristeza de uma família que sepulta o seu pai, mas destacou a certeza da ressurreição que conforta aqueles que o amam. “Celebramos a vida do nosso pai espiritual, Dom Geraldo, sua missão e seu testemunho que marcaram a vida de tantas pessoas, em especial as de nossa arquidiocese. Quantas pessoas foram crismadas e orientadas por seus ensinamentos. Quantos bons exemplos ele deixou entre nós”, disse.

“Dom Geraldo dizia ‘eu gosto muito do que sou’. É importante termos autoestima e seguir o propósito que Deus tem para nós. Que Deus conforte a todos e que o bem que ele fez continue dando frutos para sempre”, sublinhou.

Em seguida, Padre Geraldo Martins compartilhou sua experiência de trabalho com Dom Geraldo quando o bispo foi presidente da CNBB. “Ele era muito respeitado por todos. Era possuidor de uma delicadeza e uma capacidade de ouvir incríveis. Nas reuniões, ouvia a todos e era sempre o último a falar”, pontuou.

Também destacou a serenidade com que administrava os conflitos, dizendo que não perdia o sono por causa das dificuldades: “‘Isso passa’, eram suas palavras diante das dificuldades. Em outras situações, dizia que o silêncio era a melhor resposta”, partilhou o celebrante. 

O pároco também reafirmou o respeito que Dom Geraldo tinha pelas funções desempenhadas pelas pessoas e não tomava nenhuma decisão sem consultar os conselhos. “Ele era um homem prudente e sensato, mas, ao mesmo tempo, firme. Exemplo disso, é que após o rompimento da barragem em Mariana, destacou que a Igreja de Mariana estaria sempre ao lado dos atingidos”, explicou. 

“A nossa dignidade não está em ser padre ou bispo, mas em sermos cristãos. Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. Estamos agradecidos a Deus pelo legado que Dom Geraldo nos deixou. Que Deus o acolha em seu reino e ele seja recompensado por todo o bem que plantou. Que esta Eucaristia nos conforte e nos faça cada vez mais testemunhas de Cristo, para que um dia todos nós participemos de sua glória”, concluiu.