Publicado em: 29/06/2024 12:50:00
No último dia da novena do padroeiro São João Batista, os fiéis que participaram da missa dominical das 9h30 foram convidados para a bênção e nauguração do Centro Paroquial de Pastoral Dom Luciano Mendes, cuja construção teve início em 2015.
O pároco, padre Geraldo explicou que a escolha do nome "Dom Luciano Mendes" para o Centro de Pastoral se deu pelo fato de ser ele ter sido o bispo que instituiu a Paróquia São João Batista. "Além disso, Dom Luciano era muito próximo do primeiro pároco, padre Walter Jorge Pinto, hoje Dom Walter, bispo de União da Vitória, no Paraná", disse o pároco.
Padre Geraldo disse quando chegou a Viçosa, no domingo 8 de dezembro de 2019, após celebrar as missas da paróquia, inclusive na comunidade rural, descobriu que da casa paroquial se passava para o Centro Pastoral e que, quando viu a obra a ser concluída, pensou: “A última coisa que eu queria era uma paróquia onde eu tivesse que construir coisas”.
“E hoje está pronto! Isso porque esta é uma paróquia muito organizada, animada e bem estruturada. A equipe administrativa, realmente, faz tudo com competência e encontra muita ressonância nos Conselhos Paroquiais e em toda a Paróquia. Então, hoje é dia de agradecimento”, destacou.
Lidson Lehner, tesoureiro da paróquia desde seu início, apresentou os investimentos feitos no Centro de Pastoral desde 2016 e informou que o valor atualizado é de aproximadamente R$ 784.332,00. Segundo esclareceu, esse valor veio do dízimo, das ofertas e campanhas para as obras, do saldo das festas de São João Batista e das comunidades,além de bingos, rifas, almoços, festivais de prêmios e de sorvete e outras atividades realizadas pela paróquia. “Foi de coxinha em coxinha, que nós construímos este prédio”, brincou o tesoureiro.
Durante o rito da bênção do prédio, Arlete Rocha proclamou a leitura do livro Atos dos Apóstolos 4, 32-35: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum”. Em seguida, o coordenador paroquial de pastoral, Mauro Duarte, apresentou as preces e o pároco concluiu com a oração do Pai Nosso e a seguinte oração:
“Ó Deus, abençoai este Centro de Pastoral Dom Luciano Mendes de Almeida que hoje inauguramos. Assisti a todos aqueles que nele se reunirão no amor de Cristo para que, meditando sempre na Vossa Palavra, vos sirvam de coração sincero e ajudem seus irmãos e irmãs a conhecerem vossos caminhos. Dirigi os seus pensamentos com sabedoria celeste. Robustecei sua vontade com a vossa graça, a fim de que, seguindo os caminhos da evangelização, trabalhem sem desânimo na missão que lhes é confiada. Sejam assíduos na oração, firmes na fé, generosos no amor fraterno, atentos às atividades apostólicas, de modo que, contribuindo sempre para o progresso da piedade e para dilatação do Reino de Cristo, possam um dia reunir-se na assembleia celeste dos seus santos e santas por Cristo, Nosso Senhor”.
Ao final, o pároco acrescentou: “Que o Espírito Santo assista todos aqueles e aquelas que usarem o nosso Centro de Pastoral Dom Luciano Mendes, a fim de que tenham êxito em tudo que realizarem em favor de Deus e do próximo”.
Terminada a oração, foi feito o descerramento da placa que identifica o Centro. Estiveram presentes nesse momento pessoas que participaram da obra desde o início da construção da igreja como José Siqueira (Juca) e Paulo Martins (Paulo Barata). O pároco também convidou para descerrar a placa o bombeiro hidráulico José Faustino filho e os eletricistas Sebastião Lucas do Carmo e seu filho Lucas Almeida do Carmo. Convidou também as mulheres para esse momento, lembrando que “sem elas não haveria Centro de Pastoral”, disse. Padre Geraldo citou, ainda, o pedreiro Carlos Enrique da Rocha e seu ajudante Johnny da Silva Gomes, que justificaram ausência.
Padre Geraldo informou que pesquisou vários artigos de Dom Luciano na Folha de São Paulo e apresentou ao Conselho Paroquial algumas de suas frases para que escolhesse uma para constar na placa. Foi escolhida esta: “Na doação de serviço à comunidade, aos mais carentes, o que importa é a possibilidade de fazer sempre o bem, sem visar ao retorno do amor”.
Paulo Martins, membro do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP), fez a leitura em voz alta da mensagem impressa na placa: “Gratidão eterna a todos e todas que deram suas colaborações para que o sonho deste Centro Paroquial de Pastoral se tornasse realidade. São João Batista nos inspire e anime na vivência e testemunho de nossa fé. Viçosa 23 de junho de 2024”.
Descerrada a placa, padre Geraldo convidou a equipe de pedreiros, eletricistas e bombeiros hidráulicos para acompanhá-lo na aspersão com água benta dos compartimentos do Centro Paroquial (cozinha, despensa, salas pastorais, banheiros, copa e o salão paroquial). Todos que participaram do ato, visitaram o Centro Paroquial e, no Salão Paroquial, conheceram as cadeiras novas e assistiram a um vídeo sobre a biografia de Dom Luciano e também uma entrevista que ele concedeu à Rede Vida dizendo qual o santo de sua devoção (disponível no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Bos_6NI58Fs)