Paroquial

Paróquia São João Batista inicia as celebrações do Sacramento da Crisma

A Paróquia São Joao Batista iniciou, neste domingo, 1/8, a celebração do sacramento da Crisma para os jovens de suas comunidades. A data coincidiu com a celebração do quinto aniversário da dedicação de sua igreja matriz.


Publicado em: 02/08/2021 08:41:00

Paróquia São João Batista inicia as celebrações do Sacramento da Crisma

Ao longo do mês, mais de uma centena de jovens receberão a crisma. No ano anterior, essas celebrações não foram realizadas por causa da pandemia, mas agora foram retomadas com todos os cuidados de prevenção à COVID 19. 

Para atender todas as comunidades com segurança, a paróquia elaborou um programa com seis celebrações que acontecerão na matriz e em algumas das comunidades rurais. Nesse 1º de agosto, foram crismados 19 jovens das comunidades de São João Batista (14), Nossa Senhora Aparecida (3), São José (1) e Santo Expedito (1).

Em um ambiente cuidadosamente preparado pela equipe de ornamentação, os jovens puderam partilhar esse momento ímpar de suas vidas acompanhados de pais, padrinhos e familiares.

O Sacramento foi ministrado pelo pároco, padre Geraldo Martins, que iniciou a celebração pedindo a Deus que os jovens crismandos “vivam com alegria o sim que hoje renovam a Deus”.

Durante a homilia, o celebrante explicou que a Crisma é o Sacramento da maturidade na fé, que transforma os ungidos em testemunhas de Cristo. No sacramento da crisma, recebe-se o Espírito Santo, o sopro da vida nova que deve ser vivida em Deus. Os que o recebem têm a missão de defender a vida sempre”, disse o pároco. “Façam com Deus um pacto pela vida e lutem sempre para defende-la”, exortou.

Padre Geraldo motivou os jovens a buscarem a sabedoria divina para não errarem o caminho a seguir. “Há caminhos que parecem bonitos demais, largos demais, mas conduzem à morte. Só Espírito Santo é capaz de nos mostrar o caminho da vida e nos fazer perseverantes nele”, disse.

“Ninguém vem ao mundo por acaso. Deus os cumulou de dons e habilidades. Não tenham inveja dos dons dos outros. Cada um coloque os dons que possui a serviço de Deus e dos irmãos, pois quanto mais você se coloca a serviço do outro, mais Deus multiplica suas habilidades. Canalize toda a sua força, energia e disposição para Deus”, enfatizou o celebrante. 

E finalizou: “Contem com a experiência de vida de seus pais e padrinhos. Sejam sujeitos de sua própria história, mas não pensem que vocês já sabem tudo”. E aos padrinhos alertou: “Sejam sinal de luz na vida de seus afilhados. A missão de vocês é mostrar o caminho e não caminhar por eles”, refletiu.

A próxima celebração da crisma será no sábado, 7, para os jovens das comunidades de Santa Terezinha e Divino Espírito Santo. Já no domingo, dia 8/8, a crisma será na comunidade de São Geraldo, na zona rural de Piúna. 

Veja as fotos

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias