Paroquial

Paróquias de Viçosa promovem Procissão e Sermão do Encontro

Na última terça-feira Santa, 12 de abril, as paróquias de Viçosa promoveram a tradicional Procissão do Encontro, depois de três anos, por causa da pandemia da COVID 19. O percurso percorrido durante a procissão simboliza a trajetória de Maria e seu filho, Jesus Cristo, em direção ao calvário.


Publicado em: 14/04/2022 08:45:00

Paróquias de Viçosa promovem Procissão e Sermão do Encontro

Foram celebradas missas às 19 horas nas Igrejas de Nossa Senhora de Fátima, de onde saiu a imagem de Nossa Senhora das Dores, e na Capela de Santa Terezinha (Paróquia São João Batista), local de saída da imagem do Senhor dos Passos.

Na homilia da missa na Capela de Santa Terezinha, o pároco, padre Geraldo Martins, refletiu sobre a liturgia do dia, explicando que todas as pessoas foram chamadas por Deus, ainda no ventre materno. “Ninguém veio ao mundo por acaso, pois Deus tem uma missão para todos. Peçamos a Ele a graça de sabermos responder ao seu chamado, levando ao mundo a luz de Cristo”, disse.

Sobre o Evangelho do dia, padre Geraldo discorreu sobre dois pontos: a entrega de Judas e a negação de Pedro. Destacou que as atitudes de ambos são diferentes formas de traição. “O pecado é sempre uma traição ao amor de Deus. Como é bonito neste tempo quaresmal ver a pessoas indo ao confessionário para restaurar a amizade com Deus. E Ele restaura aquele que se confessa com amor e misericórdia”, pontuou.

“Cada um de nós poderia se perguntar: ‘O que me leva a trair Jesus? O que me leva a negá-lo? O que me leva a pecar?’ A partir daí, imploremos de Deus a graça de viver o amor e a fidelidade a Ele. Que Ele nos ajude a fechar nosso coração a toda forma do mal”, sublinhou.

O pároco enfatizou que a morte não é a derrota de Jesus, mas a glorificação de Deus. “Por isso, hoje queremos seguir os passos de Jesus para com Ele viver sua paixão, morte e ressurreição. Assim, sentiremos, cada vez mais, a força libertadora de Deus. Que vivendo em sua graça, saibamos dizer não ao pecado, que é a maior traição dirigida a Deus que nos ama com amor infinito”, concluiu.

Após a missa, a procissão com a imagem do Senhor dos Passos prosseguiu até a Praça Silviano Brandão, em frente ao Santuário de Santa Rita de Cássia, onde houve o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, o sermão do Encontro foi proferido pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, Padre Geraldo de Souza Rodrigues.

 

O Sermão

Padre Geraldo discorreu sobre a identidade humana, cuja principal característica é a de filhos e filhas de Deus. Defendeu que essa identidade se constrói com a experiência com Deus, mas também na vivência entre irmãos e no cuidado com a natureza.  “Nossa identidade é o nosso maior tesouro. Se a perdermos, nos afastamos do Pai”, disse.  

Falou das guerras atuais que resultam do egoísmo e da ganância: “As riquezas do mundo foram colocadas em nossas mãos para cuidarmos e respeitarmos. O grande mal do pecador é olhar somente para si mesmo e se esquecer de sua condição de filho de Deus, irmão dos outros", pontuou.

Olhando para a imagem de Jesus que carrega a cruz, lembrou o convite que um dia Ele fez a seus discípulos: “Quem quiser ser meu discípulo tome a sua cruz a cada dia, renegue-se a si mesmo e me siga”. Olhando para a mãe, analisou sua trajetória de vida desde o sim, passando pelas alegrias da maternidade até as dores da crucificação e morte do seu filho. 

“Contemplem o Filho e a Mãe, mas contemplem também os filhos e as filhas, irmãos e irmãs nossos, caídos pela vida afora, com pesadas cruzes às costas. Muitas cruzes que nós mesmos colocamos sobre os seus ombros. Olhemos para as pessoas que convivem com a nossa frieza e com a nossa indiferença”, asseverou. 

Após o sermão, as imagens foram conduzidas para o interior do Santuário de Santa Rita, onde puderam ser veneradas. 

 

O vídeo do sermão pode ser acessado aqui.

Veja aqui as fotos.

Clique aqui para mais fotos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.