Paroquial

Pastoral do Batismo estuda o Catecismo da Igreja Católica

Agentes da Pastoral do Batismo da Paróquia São João Batista se reuniram no dia 13 de abril para, sob orientação do pároco, Pe Geraldo Martins, estudar o Catecismo da Igreja Católica, no que se refere ao sacramento do Batismo.


Publicado em: 19/04/2024 10:08:00

Pastoral do Batismo estuda o Catecismo da Igreja Católica

O encontro de formação realizado no Salão Paroquial Dom Luciano teve início às 8h. Após a acolhida dos agentes com o café da manhã, o estudo do Catecismo da Igreja aconteceu em forma de exposição dialogada, onde os participantes liam e debatiam as informações do texto, enquanto o pároco direcionava o estudo e esclarecia dúvidas. 

Seguindo o material produzido pela Igreja, padre Geraldo enfatizou que o batismo é o fundamento da vida cristã, a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Por esse sacramento, os batizados são libertos do pecado, regenerados como filhos de Deus e incorporados à sua Igreja. 

Explicou que a palavra batismo significa mergulho, imersão na água, para que o batizado se torne uma nova criatura. Enfatizou que o batismo é dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração e selo. “Dom, porque é conferido àqueles que não trazem nada: graça, porque é dado mesmo aos culpados: Batismo, porque o pecado é sepultado nas águas; unção, porque é sagrado e régio (como aqueles que são ungidos); iluminação, porque é luz irradiante; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é sinal do senhorio de Deus” (São Gregório Nazianzo).

Destacou que Jesus só começou sua vida pública após ter sido batizado por São João Batista no Jordão. E depois da sua ressurreição, conferiu a missão de batizar a seus apóstolos: “Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações; batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinai-os a cumprir tudo quanto vos mandei” (Mt 28, 19-20).

Explicou que desde o dia de Pentecostes, a Igreja administra o Batismo a todos que acreditam  em Jesus, incluindo crianças e adultos. Disse que a prática de batizar as crianças é tradição desde o século II. Pontuou ser possível que, desde o princípio da pregação apostólica, as crianças também já fossem batizadas, uma vez que há registros de que “casas” inteiras receberiam o sacramento.

Padre Geraldo também sublinhou a importância de pais, padrinhos e madrinhas serem pessoas de fé sólida, para orientar responsavelmente o batizado em sua caminhada cristã. Para concluir, pontuou que, ao se tornar parte da Igreja, o batizado também se torna participante da missão de Cristo: “Todos nós fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo” (1 Cor 12, 13).

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para discutir questões relativas ao material estudado.  O Grupo 1 refletiu sobre a importância do Batismo de Cristo como sacramento da Igreja para a salvação do cristão. O Grupo 2 debateu sobre as origens do sacramento, como e por que celebrar. O Grupo 3 focou na importância da fé para o Batismo de crianças e adultos e, finalmente, o Grupo 4 discorreu sobre a graça do Batismo para a remissão dos pecados e incorporação à Igreja, Corpo de Cristo.

Logo após, os agentes se reuniram novamente para concluir as discussões, partilhando o que foi aprendido. O encontro foi encerrado com almoço.