Paroquial

Pe Edir: “Não atrairemos os jovens com teorias”

Na liturgia que faz memória de São Luiz Gonzaga, padroeiro dos jovens, o tema para o 7º dia da novena em honra a São João Batista foi “Jovens chamados a viver na amizade com Cristo”. Quem presidiu a missa foi um sacerdote muito querido de todos, Padre Edir, atual pároco da Paróquia Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete. Concelebraram o pároco, Padre Geraldo Martins, e Padre João Batista.  


Publicado em: 23/06/2023 15:13:00

Pe Edir: “Não atrairemos os jovens com teorias”

Padre Edir Martins Moreira, atuou na Paróquia São João Batista como diácono e aqui permaneceu por um ano e meio, mesmo depois de ordenado sacerdote, até que tomou posse com pároco em Guaraciaba. Durante a homilia explicou que a novena em honra ao padroeiro é grande oportunidade de graça para recordarmos sua vida e nos inspirarmos em seus exemplos pautados nos valores do Evangelho. 

“Recordamos homens e mulheres que nos precederam e que foram fundamentais para que pudéssemos hoje experimentar a graça de Deus. Homens e mulheres que, na sua simplicidade, no seu jeito de ser, se esforçaram por levar uma vida santa”, disse. 

O celebrante destacou que os santos não foram seres perfeitos que passaram pela terra, mas homens e mulheres que, com suas limitações, fragilidades, medos e dúvidas se agarraram à fé para vencer as dificuldades do dia a dia e crescer na graça de Deus.

“Hoje rezamos para a juventude, pedindo que o Espírito Santo inspire seus corações no segmento ao Cristo. O convite de Jesus é para que cultivem a amizade com ele, sintam sua presença e ouçam sua palavra. E a semente que o senhor planta em nosso coração precisa brotar, crescer e frutificar em missão”, sublinhou.

Pe Edir pontuou que nossa missão deve ser desempenhada nos lugares onde vivemos. “Às vezes passamos mais tempo no trabalho do que em nossa própria casa.  Achamos que precisamos mudar o mundo, mas o mundo que você precisa mudar é onde você está”, argumentou. 

O celebrante observou que Deus libertou o seu povo, pois não os criou para serem escravos do faraó. “Hoje Ele também não quer que sejamos escravos do pecado, de nossas vaidades, apegos ou egoísmos”, acentuou. 

Também defendeu que, para motivarmos a amizade dos jovens com Cristo, precisamos ser referência de fé para eles: “Não conseguiremos ajudar esses meninos e essas meninas a amar Jesus Cristo através da teoria, mas dando espaço e oportunidade para estar com a gente, mostrando que aqui é lugar deles também”, instruiu. 

“Caminhando conosco e vendo nosso testemunho, perceberão que a fé nos torna pessoas melhores. Que eles possam olhar o nosso jeito de ser e queiram caminhar conosco. Que São João Batista nos inspire com a coragem de sua palavra de profecia, com seu ardor no anúncio, para atrairmos os jovens para fazerem experiência do amor de Deus conosco”, concluiu.

Depois de cantar animadamente o hino a São João Batista e fazer suas orações, os fiéis se reuniram para saborear comidas quentinhas nas barraquinhas enquanto ouviram um animado forró.

Veja as nossas fotos.