Paroquial

Sacramento da Crisma é ministrado na novena de São João

O domingo, 22/06, 8º dia da novena de São João Batista foi de especial relevância para 106 jovens que receberam o Sacramento da Crisma das mãos do arcebispo de Mariana, após um período de catequese e preparação espiritual.


Publicado em: 23/06/2025 19:02:00

Sacramento da Crisma é ministrado na novena de São João

No oitavo dia da novena de São João Batista, 22/06, durante a missa das 9h30, a paróquia São João Batista recebeu com alegria seu pastor, o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que veio ministrar o sacramento da Crisma a 106 que aguardavam esse momento com ansiedade.

A Crisma, também conhecida como Confirmação, é um dos sete sacramentos da Igreja Católica e representa a maturidade da fé cristã. É o momento em que o batizado, agora mais consciente de sua missão como discípulo de Cristo, recebe uma efusão especial do Espírito Santo, que o fortalece para viver e testemunhar o Evangelho.

Durante a homilia, Dom Airton agradeceu os catequistas por terem preparado os jovens e os padrinhos e as madrinhas pelo compromisso assumido de acompanhar a caminhada espiritual dos afilhados e afilhadas. Também aos pais e mães, principais formadores e transmissores da fé. A Deus agradeceu pela vida dos crismandos, a quem explicou que o Espírito Santo é dom de Deus, ou seja, “é o próprio Deus que vem habitar em cada um de vocês. Nós somos a casa de Deus, templo do Espírito Santo”, disse.

Sobre o Evangelho proclamado (Lc 9,18-24), retomou o excerto em que Jesus perguntou aos discípulos o que pensavam dele e Pedro respondeu que Jesus era o Cristo de Deus. “Com essa profissão de fé, Pedro se tornou chefe dos discípulos e todos os papas são sucessores de Pedro. Nós sacerdotes somos sucessores dos apóstolos”, pontuou.

O arcebispo destacou que a afirmação de Pedro não foi resultado de muitos anos de estudo, mas de vivência com o próprio Cristo. E Ele mesmo prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam sobre Sua Igreja. “A Igreja não é uma associação ou um grupo de amigos. Ela é sacramento na vida das pessoas para lhe trazer a presença do Cristo”, sublinhou.

Dom Airton também discorreu sobre cada um dos sacramentos, aprofundando especialmente na Confissão (Penitência ou Reconciliação), destacando que todas as pessoas são pecadoras e cada confissão é um novo renascimento, uma volta ao caminho correto: “O pecado não tem poder sobre nós, pois o perdão de Deus é infinito. O perdão de Deus preenche as nossas vidas”, disse. E concluiu: “Aproveitem os sacramentos para crescerem na fé com compromisso”.

Após as orações próprias do Sacramento, cada um dos 106 jovens compareceu perante o arcebispo com seu padrinho ou sua madrinha e foi ungido na fronte para renovar os dons recebidos no Batismo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. 

Com esse sacramento, os jovens disseram sim ao chamado de Deus para assumir o compromisso de viver como verdadeiro cristão, agindo com caridade e contribuindo ativamente na construção de um mundo mais justo e fraterno.

 

                                                                                                 Veja nossas fotos AQUI