Publicado em: 17/06/2025 13:05:00
Para celebrar a missa do segundo dia da novena de seu padroeiro, a paróquia São João Batista recebeu o padre Vicente de Paula Silva, da Paróquia de Santo Antônio, em Canaã, e padre Wenderson José da Silva, Colaborador na Paróquia São Sebastião, em Pedra do Anta. Concelebraram a missa o pároco, padre Geraldo Martins, e o padre João Batista Barbosa.
A missa, celebrada em intenção dos enfermos, pedindo ao Espírito Santo que lhes dê coragem e esperança para viverem dias melhores, foi iniciada com um vídeo produzido pena Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), refletindo sobre a responsabilidade que todo cristão deve assumir, seguindo uma perspectiva de ecologia integral, onde todas as vidas estão interligadas.
Sobre a leitura da carta de São Paulo aos Coríntios, padre Vicente pontuou que o apóstolo Paulo lembra aos fiéis que mesmo nas adversidades da vida há sempre uma esperança, pois Deus sempre se revela à humanidade e lhe dá meios para conseguir a salvação.
Do Evangelho proclamado, onde Jesus orienta seus discípulos a oferecem a segunda face aos agressores, Padre Vicente destacou que nesse texto Jesus ensina que a convivência entre os filhos e as filhas de Deus deve ser sempre pacífica, sempre procurando viver o amor, na medida do amor do próprio Cristo.
O sacerdote falou do amor de Jesus que não conhece limites, pois perdoa sempre e ama até a morte de cruz. Sublinhou a importância do amor ao próximo que o socorre em suas necessidades, sem esperar retribuição humana, e mencionou o Jubileu da Esperança, pontuando que os peregrinos da Esperança devem sempre contemplar o mistério da salvação, que é o próprio Jesus.
Refletiu sobre a esperança como origem do verbo esperançar, como uma atitude ativa de quem espera trabalhando e fazendo as coisas acontecerem. E destacou que a esperança não decepciona, pois ela é o próprio Jesus: “É o Espírito Santo que nos revela a Verdade e nos ensina como desempenhar nossa missão de levá-la a todos”, disse.
“Nossa esperança é Jesus Cristo. Ele não nos frustra ou decepciona. Mesmo com vários conflitos no mundo, como na Ucrânia, na faixa de Gaza e no Irã, esperancemos dias melhores. Esperançando dias melhores, poderemos fazer, como discípulos missionários, acontecer a salvação que nos vem de Deus. Quem sabe faz a hora não espera acontecer”, concluiu.
Durante a missa, a comunidade rezou para que a Igreja seja fortalecida e mantenha a esperança em meio à crise e aos desafios da sociedade moderna, vivendo a partilha, a fraternidade e o amor. Também intercedeu pelos jovens, para que acreditem e invistam no futuro.
Após a missa, a festa continuou na área externa com forró animado por Divino Amaral e banda, com muitos salgados, doces, caldos e comidas típicas. As crianças também se divertiram na barraca da pescaria e do bingo. Os adultos também visitaram o bazar da Fraternidade São Camilo.
A paróquia tem se esforçado para reduzir a produção de lixo, principalmente do plástico e isopor, em suas festas e, por isso, está motivando os fiéis a trazerem utensílios (pratos, copos e colheres) de casa ou adquirem um kit festa para ser usado em diferentes ocasiões. Em um esforço progressivo a cada ano, o sonho é que um dia todos os eventos paroquiais sejam 100% ecológicos.
Dê uma espiadinha nas nossas fotos AQUI.