Publicado em: 23/07/2025 17:47:00
“Terra, água e semente: agroecologia no coração da gente”. Este é o tema da 13ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural que a paróquia São João Batista celebrará no próximo domingo, 27, na comunidade de Santo Expedito, na localidade do Paiol. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, a festa tem como objetivo fortalecer a luta das trabalhadoras e trabalhadores do campo na defesa de uma ecologia integral e no cuidado com a mãe terra, “nossa Casa Comum”.
“Vemos com alegria o crescimento de nossa festa cuja preparação está sendo feita desde janeiro por uma equipe competente e anima, contando, especialmente, com o apoio e assessoria do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA)”, disse o pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins Dias.
Reunida na quinta-feira da semana passada (17/7), a equipe organizadora acertou os detalhes para a festa. A concentração será a partir das 14h, em frente à fazenda Paiol, e a caminhada começará às 14h30 em direção à capela da comunidade onde haverá pronunciamentos a cerca do tema da festa, missa e partilha.
Segundo os organizadores, a festa quer ser uma “homenagem a quem cultiva, cuida e protege a terra, as águas, as sementes”, além de ser também ocasião de “denúncia contra o descaso e a ganância que ameaçam nossos territórios” e “reivindicação de direitos para todas e todos”.
O uso de descartáveis está proibido na festa. Cada participante deverá levar o ‘kit romeiro’ que consta de um prato, uma caneca e um talher. Essa medida, tomada no ano passado, é um gesto concreto da paróquia na defesa do meio ambiente e da ecologia integral. A equipe organizadora providenciou kits para serem vendidos no local caso alguém se esqueça de levar.
Para as comunidades rurais foram contratos dois ônibus ao preço de R$ 5,00 a passagem. Um sairá às 12h do Córrego São João passando por Arrudas, Pau de Cedro, Duas Barras e Piúna. O outro sairá às 12h0 da Colônia seguindo por Nobres, Siriquite e Piúna de Cima.