Pe. Geraldo Martins

Caminhar juntos

O clima que deve reinar numa assembleia de pastoral é o da harmonia, da união, do amor e da fraternidade.


Neste mês de novembro, começam as assembleias de pastoral das comunidades de nossa paróquia. Trata-se de um momento muito importante em que a comunidade se reúne para avaliar sua caminhada e, iluminada pela palavra de Deus e da Igreja, propor ações que a ajudem a crescer no testemunho e na vivência do Evangelho.

As assembleias são o esforço de sermos uma Igreja Povo de Deus, em que todos caminham juntos, conscientes da dignidade e da responsabilidade que cabe a cada cristão. É uma forma de tornar concreta a “sinodalidade”, defendida constantemente pelo papa Francisco. Por isso, todos são chamados a participar e dar sua contribuição para que a comunidade assuma a evangelização de forma eficaz.

Dirigidas por irmãos e irmãs da comunidade, as assembleias são assistidas pelo Espírito Santo, disso não podemos ter dúvidas. Daí a importância de todos os envolvidos na assembleia entregarem-se à oração. Durante a assembleia, os participantes são chamados a olhar a realidade da comunidade tanto no aspecto religioso quando no político-social. Afinal, o evangelho precisa transformar todas as realidades para que se conformem cada vez mais com o Evangelho.

As comunidades terão assessoria de uma equipe preparada para ajudá-las em suas assembleias. A esta equipe caberá, juntamente com a coordenação da comunidade, conduzir os trabalhos que se darão em três momentos, segundo o método ver, julgar, agir. Haverá reflexões e trabalho em grupo a fim de favorecer a participação de todos nos debates e decisões que a assembleia deverá tomar.

O clima que deve reinar numa assembleia de pastoral é o da harmonia, da união, do amor e da fraternidade. Por isso, o consenso é que deve prevalecer nas votações e decisões a serem tomadas, evitando-se todo tipo de disputa e de poder. Lembremo-nos: estamos todos a serviço de algo maior que nós e que nossa comunidade: o Reino de Deus!