Pe. Geraldo Martins

Pároco

Artigos Pe. Geraldo Martins


  • 02/04/2024 - por Pe. Geraldo Martins

    Quaresma, Páscoa e Missão

    Quaresma é também “tempo de decisões comunitárias, de pequenas e grandes opções contracorrente, capazes de modificar a vida quotidiana das pessoas e a vida de toda uma coletividade: os hábitos nas compras, o cuidado com a criação, a inclusão de quem não é visto ou é desprezado”


  • 14/02/2024 - por Pe. Geraldo Martins

    Chamados a trilhar o caminho da conversão

    "A conversão que buscamos, recorda-nos o evangelho, passa pela prática da caridade (esmola), da oração e do jejum. Contudo, sua prática só terá sentido e efeito se brotar do mais íntimo da pessoa".


  • 14/01/2024 - por Pe. Geraldo Martins

    Animados pela esperança

    "Movidos pela fé, os cristãos agimos ancorados na confiança no Deus da vida que nos acompanha em nossos projetos, nos fortalece em nossas ações e nos protege em nossos caminhos".


  • 13/01/2024 - por Pe. Geraldo Martins

    Escutar, discernir e responder 

    No hoje de nossa história, há tantos que estão perdidos e sem rumo, entre os quais inúmeros jovens, porque não se colocam a escutar a voz de Deus; desinteressam-se de saber onde mora o Mestre; não se dispõem a permanecer com Ele; prescindem de seu chamado, imaginando encontrar o sentido da vida por si mesmo.


  • 30/12/2023 - por Pe. Geraldo Martins

    O exemplo que vem da Família de Nazaré

    No centro de toda vida familiar há de estar sempre o amor, “que é o vínculo da perfeição” (Cl 3,14). Sem ele, a família se degenera, as relações se corroem, o caos se estabelece. Só a família que se deixa conduzir pelo amor é capaz de viver a misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão, a paciência e o perdão, sendo um suporte para o outro (cf. Cl 3,12s).


  • 04/11/2023 - por Pe. Geraldo Martins

    Nossa missão: evangelizar!

    "A evangelização autêntica está, antes de tudo, a serviço da vida. Uma vida plena para todos/as, alcançada por meio da garantia da dignidade e dos direitos humanos".


  • 17/10/2023 - por Pe. Geraldo Martins

    Ano Missionário Paroquial

    Em vista da celebração dos 20 anos de nossa paróquia em 2025, o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) decidiu realizar, em 2024, o Ano Missionário Paroquial com o objetivo de revitalizar nossas comunidades, reanimando a participação de seus membros e fortalecendo sua organização.


  • 17/10/2023 - por Pe. Geraldo Martins

    Grupos de Reflexão, base da comunidade

    É isso que fazemos nos Grupos de Reflexão: meditamos a Palavra, celebramos a fé e buscamos, juntos, solução para os problemas das pessoas, das famílias e das comunidades.


  • 27/08/2023 - por Pe. Geraldo Martins

    A espiritualidade que movia Dom Luciano[1]

    Tudo em Dom Luciano era centrado em Jesus Cristo ao qual procurou configurar sua vida e seu ministério. Desta paixão pelo Cristo derivam suas duas outras paixões: pela Igreja e pelos pobres. Estas três paixões, diria, são a marca de sua espiritualidade. Todo seu agir refletia seu compromisso com Jesus Cristo, com a Igreja e com os pobres.


  • 22/08/2023 - por Pe. Geraldo Martins

    A obra de um grande evangelista

    Dom Geraldo enalteceu o legado de Dom Luciano Mendes, seu antecessor, valorizando e enriquecendo a organização pastoral encontrada. Primou pelo caminho da sinodalidade, reconhecendo a autonomia das assembleias e dos Conselhos aos quais ouvia e respeitava profundamente.


  • 09/07/2023 - por Pe. Geraldo Martins

    O Dia da Trabalhadora e do Trabalhador Rurais

    De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, no Brasil, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos. 


  • 24/04/2023 - por Pe. Geraldo Martins

    Páscoa: nossa alegria, nossa esperança!

    "A Páscoa é mais que confessar e comungar. É, cristificados pela comunhão que fazemos, assumir a bandeira da luta por dias melhores para todos e todas, especialmente, os que vivem na invisibilidade, na vulnerabilidade, na exclusão. É deixar-se reanimar pelo desejo de servir com alegria e participar ativamente da vida da comunidade".