Pe. Geraldo Martins

Destaques de julho

Somos movidos pela esperança e confiamos que esses desafios serão vencidos.


O mês de julho em nossa paróquia traz como destaque as assembleias comunitárias de pastoral e a festa 13ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural.

As assembleias são ocasião de reafirmar nosso propósito e empenho de tornar nossa paróquia uma Igreja verdadeiramente sinodal. Por meio delas, buscamos caminhos que tornem concretas a comunhão, a participação e a missão, características da Igreja sinodal.

Alegra-nos ver o empenho das comunidades em realizar de forma organizada e comprometida suas assembleias. Preocupa-nos a ausência de muitas lideranças nas assembleias, limitando, assim, o debate sobre a vida da comunidade e a busca de propostas que melhor respondam aos desafios da evangelização nos tempos atuais. Mais preocupante, ainda, é o não que muitos têm dado ao pedido para assumir a coordenação de algum serviço na comunidade.

Isso, contudo, não nos desanima. Somos movidos pela esperança e confiamos que esses desafios serão vencidos. São muitos os que acreditam e apostam nesse caminho de comunhão e participação que será consolidado na 11ª Assembleia Paroquial de Pastoral que realizaremos no próximo dia 16 de agosto.

Em relação a festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural, a expectativa é de uma grande participação da paróquia. Construída pela Comissão responsável em parceria com o Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), a festa aprofundará o tema “Terra,água e semente: agroecologia no coração da gente".

Será uma ótima oportunidade de avaliarmos nosso compromisso no cuidado de nossa Casa Comum e de nossa alimentação que deve ser saudável e acessível a todos e todas.

Confiamos estas e tantas outras atividades evangelizadoras de nossa paróquia ao nosso padroeiro São João Batista. Por sua intercessão, Deus nos dê a graça de abundantes frutos para o seu Reino.