Pe. Geraldo Martins

Em busca de novos caminhos

Nossa Assembleia quer debater a urgência de trilharmos o caminho de uma “Igreja de portas abertas, construindo comunidades vivas e transformadoras”.


No dia 19 deste mês de fevereiro, quando completa 17 anos, a paróquia São João Batista realiza sua 10ª Assembleia de Pastoral. Ainda que limitada por causa da pandemia, esta Assembleia será oportunidade de avaliar nossa caminhada pastoral e apontar a direção para a evangelização nesses tempos desafiadores, marcados por tantos fenômenos que exigem de nós criatividade, ousadia e resiliência.

Na esteira do Sínodo sobre a sinodalidade, inspirada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) e no novo Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE), aprovado na assembleia arquidiocesana de pastoral em 17 de dezembro do ano passado, nossa Assembleia quer debater a urgência de trilharmos o caminho de uma “Igreja de portas abertas, construindo comunidades vivas e transformadoras”, inspirada no ideal de fraternidade vivido pelas primeiras comunidades cristãs que “eram um só coração e uma só alma” (At 4,32).

As quatorze comunidades de nossa paróquia já vivem o clima da 10ª Assembleia desde outubro do ano passado quando estudaram a cartilha elaborada especialmente para essa ocasião e, em seguida, realizaram sua assembleia comunitária, assessorada pela equipe paroquial formada para esse fim. Cada comunidade procurou olhar para dentro de si e, iluminada pelo Espírito Santo, perceber as luzes e sombras que fazem parte de sua história e de seu esforço de viver o Evangelho.

A nova realidade imposta, especialmente, pela pandemia, além de outras circunstâncias por ela reveladas, exige que busquemos caminhos novos para que a evangelização seja eficaz e produza os frutos que o Reino exige de nós. Agora, mais do qua antes, somos desafiados a abandonar “as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé” (DAp 365). Oxalá nossa Assembleia nos ajude nesse ideal.