Pe. Geraldo Martins

Grupos de Reflexão, base da comunidade

É isso que fazemos nos Grupos de Reflexão: meditamos a Palavra, celebramos a fé e buscamos, juntos, solução para os problemas das pessoas, das famílias e das comunidades.


Grupos de Reflexão, base da comunidade

Uma das maiores riquezas de uma comunidade eclesial são os Grupos de Reflexão que, em muitos lugares, são chamados de Círculos Bíblicos. Eles nasceram do desejo do Concílio Vaticano II de colocar a Bíblia na mão do povo. O Frei Carlos Mesters, no entanto, gosta de dizer que eles existem desde o tempo de Jesus e que o primeiro deles aconteceu quando Jesus caminhou com os dois discípulos para Emaús, após sua ressurreição.

Sobre esse episódio, diz o Frei: “Três coisas aconteceram neste primeiro círculo bíblico. Primeiro: a preocupação de Jesus com a vida dos dois discípulos. Segundo: meditar a Bíblia para clarear o problema dos discípulos com a luz da Palavra de Deus. Terceiro: o encontro comunitário de sentar juntos à mesa, rezar juntos e partilhar o pão. Até hoje, estas três coisas juntas, acontecem nos nossos círculos bíblicos, abrem nossos olhos e nos ajudam a perceber Jesus caminhando conosco. Até hoje, quando nos reunimos nas nossas casas em torno da palavra de Deus, caminhamos com Jesus na estrada de Emaús e o coração da gente começa a arder, os olhos vão se abrindo e, aos poucos, vamos percebendo Jesus presente no meio de nós”.

Um rabino chamado Aquiba dizia que “o mundo repousa sobre três colunas: a Lei, o Culto, o amor”. Frei Carlos Mesters explica que é exatamente isso que acontece nos Grupos de Reflexão. “A Lei era a Palavra de Deus. O Culto era a reza, a celebração. O Amor era a ajuda mútua para resolver juntos os problemas da vida. Foi o que Jesus fez durante todos os anos da sua vida”. É isso que fazemos nos Grupos de Reflexão: meditamos a Palavra, celebramos a fé e buscamos, juntos, solução para os problemas das pessoas, das famílias e das comunidades.

Nosso desejo é que os Grupos de Reflexão se multipliquem como pipoca nas nossas comunidades. O Plenarão Paroquial dos Grupos de Reflexão que realizaremos no dia 9 de setembro tem, pelo menos, três objetivos: a) proporcionar o encontro de todos os membros dos Grupos de Reflexão para celebrar a fé e a vida; b) animar nossos Grupos de Reflexão em sua caminhada e c) renovar nosso compromisso de multiplicar os Grupos em nossas ruas e comunidades.

São João Batista nos ajude e nos inspire nesse compromisso. A Virgem Maria, mãe da Palavra feita carne, proteja nossos Grupos de Reflexão, base de toda comunidade eclesial.