Amigos da PSJB

Carta para Jesus*

Por Cida Zolnier


Viçosa, 05 de abril de 2012.
Querido Jesus,
Queria que o Senhor soubesse que a última Semana Santa foi muito especial para mim. Eu recebi sua mensagem! Aprendi muito! Jamais tinha vivido uma semana assim tão intensa e tão significativa. Devo lhe dizer que o Senhor mexeu com as minhas estruturas e concepções. Demorei a achar o equilíbrio novamente! Quero dizer, ainda o estou procurando.

Queria lhe dizer que o Senhor é um Deus muito diferente: nasce junto das vacas, tem como primeira cama um cocho coberto de capim seco, anda pelo mundo de sandálias e uma só túnica, nem um travesseiro tinha! Provavelmente, nem um pente tinha. Assim, o Senhor devia ser bem feio, né? E os cabelos secos de tanto sol? A pele queimada, os lábios ressecados...

Entendo que o Senhor veio nos ensinar outros valores bem diferentes daqueles que o mundo nos mostra: a aparência sempre bela e arrumada, o conforto de nossos colchões macios, nossos cremes de pele e cabelo, nossas roupas bonitas...

E agora quando chega a hora de o Senhor se despedir de nós, nos prepara uma ceia, coloca o avental, usa-o e depois o passa para nós? Como é que pode? Antes de ser crucificado, a maior humilhação da época, o Senhor se humilha se fazendo lavador de pés e agora quer que a gente faça o mesmo?

Logo nós que ainda decoramos nossos presépios com imagens douradas, imaginamos um Deus bonito, de vestes caras, coroa e cetro de ouro... E a gente também esperava uma despedida diferente, mas o Senhor nos passa o avental?

Logo para nós com nossos diplomas, que nos achamos melhores que os outros porque estudamos ou temos um pouco mais? Logo nós que aprendemos tanto com o mundo: que para vencer na vida precisamos ser o melhor em tudo para competir no mercado de trabalho, para ter o melhor emprego ou conquistar o rapaz ou a moça mais bonita?

Agora o Senhor vem e nos diz que precisamos assumir seu avental e lavarmos os pés dos outros no nosso casamento e trabalho, na comunidade e na igreja? Diz-nos que para sermos os maiores precisamos ser os que mais usam o avental? Sinceramente, Jesus, em tudo amar e servir? Mesmo quando somos ofendidos, além de servir, temos que dar a outra face?

Olha, queremos viver a sua proposta! Queremos o seu reino! Queremos aprender a lutar por suas coisas! Queremos renascer do alto a cada dia! Ainda bem que o Senhor prometeu que haveríamos de ter aflições, mas o Senhor estaria sempre conosco. É claro que queremos ser parte de uma comunidade testemunha do Jesus ressuscitado, mas ainda somos muito fracos e esse avental é muito pesado. É tão mais fácil ficar à distância com nossos ternos bonitos e nossos sapatos de saltos, pois eles nos colocam acima, nos fazem sentir mais poderosos e melhores.

Quer dizer que o Senhor quer que retiremos nossas roupas bonitas que nos distanciam para assumir o avental? Descer do salto e assumir os chinelos havaianas como os mais simples dos servos?

Entendi! Então é bom que eu tenha diplomas e coisas para que todas elas me levem a lhe servir mais, não é? Entendi! A quem muito é dado muito será exigido! Certo! E o Senhor não tem nenhuma promessa de vida fácil para mim? Não promete que o câncer ou outras cruzes pesadas irão bater à minha porta? Só a avental como herança para este mundo?

Eu quero! Mas ajude-me! Ele é pesado! Eu quero ser lavadora de pés! Conte comigo, mas, por favor, esteja lá quando eu fraquejar! Fique sempre comigo! Ajude-me a fazer bom uso do seu avental para que eu possa ser herdeira do seu reino.

Com todo amor,

Cida

* Texto escrito em 5 de abril de 2012