Arquidiocesanas

Dom Airton preside missa de abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos

Segundo o papa Francisco, "“o Sínodo dos Bispos é o ponto de convergência do dinamismo da escuta recíproca no Espírito Santo, conduzida em todos os níveis da Igreja”


Publicado em: 22/10/2021 15:23:00

Dom Airton preside missa de abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos

Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, a Arquidiocese de Mariana deu início, na manhã do último domingo, 17 de outubro, à fase diocesana da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A missa que marcou a abertura foi presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG).

Lembrando que Sínodo dos Bispos é uma instituição na Igreja que foi recuperada por São Paulo VI, depois do Concílio Vaticano II, dom Airton enfatizou a importância da caminhada sinodal que foi aberta. Esta é a primeira vez que o processo de consulta do Sínodo dos Bispos acontecerá em três fases diferentes: diocesana, continental e universal.

“Nós estamos em um período de Sinodalidade que, como o Papa Francisco insiste em dizer, significa ‘caminhar juntos’”, pontuou o arcebispo. "A responsabilidade com a Igreja é de todos nós, batizados. Não é apenas do bispo, dos padres, dos diáconos, dos religiosos ou dos missionários”, enfatizou.

Nesse mesmo dia, as paróquias da arquidiocese também lembraram a abertura da fase diocesana do Sínodo com textos elaborados pela equipe arquidiocesana da Dimensão Litúrgica. Esta fase se estende até abril de 2022. Na Arquidiocese, foi constituída uma equipe que se encarregará de animar esse processo da escuta nas paróquias e comunidades. 

Com informações de www.arqmariana.com.br