Paroquial

Leigos e Leigas recebem ministério de Leitores na festa de Cristo Rei

Durante a instituição do ministério, o pároco exortou os ministros a viverem com fidelidade a função que assumem na comunidade eclesial. A provisão recebida pelos ministros determina o tempo de três anos para o exercício do ministério. 


Publicado em: 23/11/2021 16:08:00

Leigos e Leigas recebem ministério de Leitores na festa de Cristo Rei

No último domingo do ano litúrgico, 21 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo e também Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, a paróquia São João Batista acolheu 101 leigos e leigas que foram instituídos Ministros e Ministras da Palavra na função de leitores.

Os novos ministros receberam o ministério nas missas das 9h30 e das 19h. Aclamando a Cristo como centro da vida e da história humana, o pároco Padre Geraldo Martins convidou os ministros se comprometerem com o projeto de Jesus, “que é instaurar a verdade e a justiça em todo o mundo”. 

A preparação dos ministros começou em agosto, com encontros mensais, orientados pelo pároco. Durante sua formação, foram instruídos acerca do conceito de ministério, o lugar da Palavra de Deus na Liturgia, a função dos leitores e leitoras, além de orientações práticas sobre como proclamar a Palavra tanto nas missas quanto nas Celebrações da Palavra presididas por leigos. 

Padre Geraldo expressou aos ministros sua alegria pelo sim que deram a Deus, que os chamou para servir a comunidade. “A reforma litúrgica feita pelo Concílio Vaticano II colocou em destaque a mesa da Palavra em nossas liturgias e, desde então, há grande preocupação para que a proclamação da Palavra seja feita com esmero”, disse.

O pároco destacou que quem proclama a Palavra na liturgia exerce um verdadeiro ministério, “pois quando se proclama a Palavra de Deus na liturgia, é o próprio Deus quem fala o seu povo”. Revelou, também, que o grande desejo da Igreja “é ser toda ministerial”. Ele explicou que os ministérios são confiados aos leigos e leigas para uma função específica por um tempo determinado. 

Padre Geraldo pontuou a importância da data da instituição, Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. “Todos os leigos e leigas são chamados a ser fermento que faz a massa crescer, luz que ilumina e aquece a vida; e sal que tempera, dá sabor, cura e preserva”, observou. 

“Vocês, queridos ministros, devem proclamar a Palavra com a dignidade que ela exige. Proclamem não só com a boca, mas, sobretudo, com a vida, com o testemunho de vocês. Sejam assíduos leitores e estudiosos da Palavra de Deus, mostrando que Ela tudo transforma e tudo realiza”, enfatizou. E concluiu: “Proclamem com convicção, a fim de que todos que os ouvirem se sintam cada vez mais apaixonados pelo Verbo, pela Palavra Encarnada que é Jesus Cristo”.

Veja as fotos

 

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias